O Governo do Brasil vai abrir um concurso para a renovação e gestão do porto de cruzeiros de Recife por 25 anos.
A requalificação do terminal marítimo de passageiros do Porto do Recife, avaliada em 10 milhões de reais (1,6 milhões de euros), foi autorizada em meados de Agosto pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
O Governo prevê lançar o edital para o leilão ainda no segundo semestre deste ano, de acordo com um comunicado.
A renovação do terminal deverá aumentar a capacidade anual do terminal de 30 mil para 50 mil passageiros.
“Com a requalificação, vamos potencializar a movimentação de cruzeiros, atraindo mais turistas estrangeiros e nacionais, fortalecendo a economia e a cadeia produtiva do turismo”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, citado na nota de imprensa.
A intervenção no terminal prevê actualização do mobiliário e equipamentos, incluindo nas áreas de espera e atendimento. Está prevista a criação de espaços administrativos, actualização dos sistemas de segurança e reforço na climatização para maior conforto térmico.
O comunicado sublinha que a infraestrutura de embarque e desembarque será adaptada para acessibilidade universal, com ambientes mais funcionais. A intervenção abrangerá uma área total de 15.325,87 metros quadrados, incluindo o Armazém 7, a Sala Pernambuco e o estacionamento.
O contrato de arrendamento terá duração de 25 anos (2025–2049), definido pelo maior valor de outorga e remuneração 100% fixa, paga em seis parcelas. O arrendatário será responsável por investimentos adicionais para manter e melhorar a infraestrutura do terminal ao longo do período de concessão.
O Porto do Recife registou um pico histórico de 50.729 passageiros na temporada 2013/2014, ano de realização do Mundial de Futebol no Brasil. Entre 2015 e 2023, o terminal recebeu uma média anual entre 25 mil e 30 mil visitantes.
Para a temporada 2023/2024, a previsão é de 24 embarcações e 39.072 passageiros, sendo 75% em trânsito e 25% em embarque ou desembarque.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site do Porto do Recife clique aqui.





