As chegadas ao Brasil de turistas estrangeiros aumentaram 12% nos nove meses de Janeiro a Setembro, segundo o Ministério brasileiro do Turismo, que avançou o total de 4,897 milhões e apontou Portugal como um dos maiores emissores.
A informação especifica que a vizinha Argentina é o maior emissor, com 1,4 milhões de turistas no Brasil de Janeiro a Setembro, seguida por Estados Unidos, com 518 mil, e Chile, com 454,2 mil.
Da Europa, o Brasil recebeu 741,6 mil turistas, com França, Portugal, Alemanha Reino Unido, Itália e Espanha a cotarem-se como os maiores emissores segundo a mesma fonte, que não especifica valores.
Um despacho da Agência Brasil diz que é objectivo do Ministério cotar o Brasil como o primeiro destino turístico na América do Sul e aponta para um total de 8,1 milhões de turistas estrangeiros anualmente e alcançar 8,1 mil milhões de dólares de receita turística (gastos de turistas não residentes contabilizados pelo Banco Central do Brasil).
O Banco Central do Brasil ainda só divulgou dados relativos aos primeiros oito meses deste ano, indicando que as receitas indica turísticas estão em 4.846 milhões de dólares, em quebra de 8,3% ou 439 milhões em relação ao período homólogo de 2023.
Para o mês de Agosto, o Banco indica que as receitas somaram 555 milhões de dólares, em baixa de 15,5% ou 102 milhões.
Relativamente aos gastos dos brasileiros em turismo no estrangeiro, o Banco Central indica que no mês de Agosto totalizaram 1.321 milhões de dólares, +3,8% ou maia 49 milhões que nos oito meses homólogos de 2023.
Para mais notícias clique: Mercados
Para aceder ao site do Ministério do Turismo do Brasil clique aqui.