A Organização Mundial de Turismo (OMT/UNWTO) vai distinguir as aldeias portuguesas de Castelo Novo e de Ferraria de São João, no âmbito da segunda edição dos prémios Best Tourism Villages 2022, que vão ser entregues nos dias 27 e 28 de Fevereiro em Alula, na Arábia Saudita.
A aldeia de Castelo Novo, no concelho do Fundão, foi eleita como destino turístico excepcional, enquanto que Ferraria de São João, no concelho de Penela, passa a integrar o Upgrade Programme. Estas distinções são válidas por três anos.
Esta segunda edição dos Best Tourism Villages contou com mais de 130 candidaturas de 53 países, três das quais de Portugal (limite máximo por país), e a cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 27 e 28 de Fevereiro em Alula na Arábia Saudita.
A primeira edição destacou as aldeias portuguesas da Cumeada e de Castelo Rodrigo.
De acordo com o comunicado do Turismo de Portugal, este prémio “distingue os melhores destinos rurais a nível mundial, promovendo o papel transformador do turismo nestes territórios através de estratégias de sustentabilidade alinhadas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”. Além da valorização do território e comunidades rurais, “a iniciativa da UNWTO pretende dar visibilidade às regiões, aumentando o seu potencial turístico, enquanto as envolve numa plataforma de partilha de boas práticas e experiências a nível internacional”.