spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Bensaude compra Convento de Alpendurada para criar um hotel de referência no Douro

A Bensaude Hotels comprou o Convento de Alpendurada, em Marco de Canaveses, num investimento de cerca de 7,5 milhões de euros, para criar um hotel de referência no Douro.

“A nossa ambição é clara: criar uma unidade de referência no Douro, profundamente enraizada no território, nas suas tradições e no seu ritmo”, sublinhou Jorge Aguiar, administrador executivo da Bensaude Turismo, citado num comunicado.

A nota de imprensa indica que o grupo pretende “desenvolver um produto hoteleiro de segmento elevado e distinto, assente na localização e características ímpares deste activo”.

O novo hotel, que está previsto abrir no segundo semestre de 2028, terá “cerca de 100 quartos e 10 villas privadas (para estadias mais prolongadas)”.

Além do alojamento, a empresa vai desenvolver oferta nas áreas da gastronomia e do bem-estar, garantido “uma forte ligação à produção agrícola local, à valorização dos produtos da região e à promoção de actividades com ligação ao rio”.

O projecto prevê a reabilitação do Convento de Alpendurada, que está inserido numa propriedade de 42 hectares e está classificado como Monumento de Interesse Público desde 2013. “O edifício principal apresenta elementos arquitectónicos de estilos românico, gótico, renascentista e barroco”, e a sua estrutura “é conventual, com claustros, igreja e compartimentos distribuídos por várias alas”.

O desenvolvimento do projecto “envolve património classificado e, por isso, depende não apenas da Bensaude Hotels, mas também de entidades externas”, indica o grupo hoteleiro.

O Convento de Alpendurada teve a sua fundação no século XI, mas foi renovado nos séculos XVII e XVIII. “Com uma localização privilegiada e rodeado por uma vasta área natural, o mosteiro é um marco arquitectónico e uma atracção turística da região”.

Além do mercado português, a empresa pretende atrair para esta nova unidade turistas do Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, América do Norte (EUA e Canadá) e Brasil.

A Bensaude prevê a criação de cerca de 80 postos de trabalho, “com prioridade para profissionais da região”. O comunicado destaca que “a proximidade de uma escola de hotelaria é encarada como uma oportunidade para atrair talento local e construir uma equipa identificada com a região Douro”.

Este investimento está inserido no plano da Bensaude Hotels, que celebra 90 anos de actividade este ano, e pretende expandir a sua presença no eixo Norte de Portugal Continental (Porto, Douro e Braga).

Será o 10º hotel do grupo, que tem oito hotéis nos Açores e um hotel em Lisboa.

Para mais notícias clique: Empresas e Negócios

Para aceder ao site da Bensaude clique aqui.

- Publicidade -
- Publicidade -