A Câmara Municipal de Barcelona aprovou um aumento da taxa turística de 3,25 euros para 4 euros por pessoa, por noite, em todas as modalidades de alojamento turístico e em cruzeiros que fiquem mais de 12 horas na cidade.
Com este aumento, que deverá ser aprovado definitivamente num plenário em Julho, Barcelona passará a arrecadar 115 milhões de euros por ano. Antes do aumento, as receitas ascendiam a 95 milhões, designadamente 75 milhões de sobretaxa e 20 milhões de imposto sobre estadas em estabelecimentos turísticos (IEETS), de acordo com a imprensa espanhola.
O acréscimo de 20 milhões de euros do aumento do valor da taxa turística em Barcelona será utilizado para financiar a utilização intensiva de alguns serviços públicos, como a limpeza, a segurança ou os transportes, e para apostar em espaços de grande afluência, segundo o “Europa Press“.
Desde 1 de Abril de 2024 que a autarquia cobra 3,25 euros por dormida em qualquer estabelecimento, assim como aos passageiros de cruzeiros, um valor que acresce à tarifa geral que o Governo da Catalunha aplica.
O aumento hoje aprovado, que já tinha sido proposto anteriormente, voltou a ser apresentado porque, segundo o presidente da Câmara de Economia, Finanças, Promoção Económica e Turismo da Câmara Municipal de Barcelona, Jordi Valls, “o debate sobre o turismo mudou e há um certo consenso de que temos de o gerir”.
Para mais notícias clique: Destinos





