A APAVT e a DECO criaram um novo mecanismo para certificar as agências de viagens que informam os clientes com transparência e de acordo com os seus direitos, levando-as “à excelência que a defesa do consumidor exige”.
O “Checked by DECO” foi apresentado hoje em Lisboa pelos presidentes da APAVT e da DECO, Pedro Costa Ferreira e Luís Silveira Rodrigues.
As agências de viagens candidatas à certificação terão que responder a um questionário elaborado pela DECO para avaliar o cumprimento da legislação sobre os direitos dos consumidores.
Ao longo de três semanas, a DECO fará uma análise das respostas, consultará o website e/ou a loja, e fará uma acção de cliente mistério.
Se a empresa cumprir os critérios recebe o certificado “Checked by DECO” para exibir na sua loja e/ou canais digitais. O certificado é válido durante um ano.
Caso a agência não cumpra os critérios, receberá um relatório com recomendações que terá de adoptar para voltar a submeter uma candidatura.
O presidente da DECO, Luís Silveira Rodrigues, indicou hoje em Lisboa que, entre outros aspectos, será analisada a informação que é prestada ao cliente, “se é transparente e compreensível”. Por outro lado, “também vamos analisar as reclamações que aquela agência teve e como foram resolvidas”.
Trata-se de “pegar nas agências de viagens onde elas estão e levá-las à excelência que a defesa do consumidor exige”, resumiu o presidente da DECO. “É um processo que se faz com a agência de viagens procurando crescer e levá-la a cumprir os mais altos níveis de compliance com os consumidores”.
Para Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, este projecto “traz mais e melhores competências técnicas às agências de viagens associadas” no que diz respeito aos direitos dos consumidores.
Com a certificação “introduzimos mais confiança no lado do consumidor”, acrescentou o dirigente, que considera a confiança um factor essencial num sector em que existe um tempo, por vezes longo, entre o momento da compra e o momento de usufruto da viagem.
“A nossa ambição é ter a esmagadora maioria das agências de viagens «Checked by DECO»”, revelou Pedro Costa Ferreira, reconhecendo que existem empresas que “não vão ser aprovadas no primeiro dia, mas vão trabalhar para ser”, o que elevará o padrão de serviço e a confiança no sector.
As candidaturas abrem no último trimestre deste ano.
A certificação começa por estar disponível apenas para agências de viagens, mas a DECO pretende alargar a outros sectores de actividade.
Para aceder ao site Checked by DECO clique aqui.
Clique para ver mais: APAVT