A APAVT acusou hoje a TAP de estar a proceder de forma “intolerável e indesculpável” para com as agências de viagens, que representam metade das suas vendas.
Em comunicado divulgado hoje, a Associação acusou a TAP de excluir as agências de viagens do seu novo sistema de venda de bilhetes a prestações, mostrando-se “surpreendida” com o facto desta opção “apenas ser aceite na venda directa”.
Com a venda a prestações apenas disponível em venda directa, a APAVT considera que a TAP está “a criar distorções de mercado” e a impedir “a liberdade de escolha do consumidor, diminuindo as opções do cliente final quanto à entidade emissora, aquando da compra de um bilhete de avião”.
A APAVT sublinha que não foi informada pela TAP sobre a sua intenção de implementar um sistema de vendas a prestações, o que, para a Associação, “representa uma óbvia opção estratégica de afastamento e até mesmo de conflito com as agências de viagens”.
A posição da TAP “merecerá da parte da Associação uma resposta, ao nível do relacionamento que vínhamos mantendo”, sublinha o comunicado.
“Esta medida vem num momento em que as companhias aéreas impuseram às agências de viagens, em Portugal, uma redução de 10 dias, nos tempos médios de pagamento”, acrescenta a APAVT.
A Associação considera que “esta dualidade, existente em vários aspectos do relacionamento entre a TAP e as agências de viagens, é intolerável e indesculpável”.
O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, citado no comunicado, acusou a TAP de estar a “traçar um caminho de confrontação e de exclusão, afastando o seu melhor cliente, as agências de viagens”.
“Não creio que esta atitude beneficie alguém, no final vamos ficar todos pior”, acrescentou Pedro Costa Ferreira.
Na semana passada, a TAP anunciou uma parceria com a rede de pagamentos e comércio Klarna, para permitir a compra de bilhetes no seu website em três vezes sem juros.
Ver também: Agências de viagens são responsáveis por metade do negócio da TAP – Luís Rodrigues, CEO
Para aceder ao site da APAVT clique aqui.
Para aceder ao site da TAP clique aqui.