spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Alentejo sedia 52.º Congresso Mundial das Confrarias Báquicas

Cerca de 300 representantes de confrarias báquicas de todo o mundo estão reunidos no Alentejo, no 52.º Congresso Mundial das Confrarias Báquicas 2023, que decorre até 3 de Junho.

A Região do Turismo do Alentejo destacou em comunicado que após ter acolhido o ÉvoraWine, “maior evento de vinhos realizado na região”, Évora sedia “um dos maiores eventos mundiais vínicos, recebendo 300 participantes nacionais e estrangeiros em representação de cerca de 100 confrarias báquicas de todo o mundo”.

O comunicado refere que a iniciativa, coorganizada pela Confraria dos Enófilos do Alentejo, “pretende dar a conhecer a cultura, os vinhos e as vinhas alentejanas, promovendo assim a região e os seus enoturismos”.

“Após a chegada a Évora, está prevista a entrada na Igreja de Lóios, a passagem pelo Templo Romano de Diana, a prova de vinhos e gastronomia típica regional no Pátio do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida”, informou a Região de Turismo, que refere ainda que “os confrades vão, ainda, poder exibir as diferentes vestes de todas as regiões vitivinícolas num desfile que vai passar pelas ruas de Évora”.

O programa inclui almoço no Convento do Espinheiro, a convite da Câmara Municipal de Évora, “onde será apresentada a capital alentejana como a capital europeia da cultura em 2027” e acrescenta que “antes do regresso a Lisboa, segue-se, ainda, uma visita à Adega Cartuxa e ao seu enoturismo, na Quinta de Valbom”.

A informação assinala também “a última vez que Portugal atuou como anfitrião das Confrarias Báquicas mundiais foi em 1998” e que esta 52ª edição decorre desde 27 de Maio “de forma a que os cerca de 300 confrades que representam 100 países visitem e conheçam as práticas nas vinhas e nas adegas, mas, também, que reconheçam a qualidade dos vinhos produzidos em Portugal”.

- Publicidade -
- Publicidade -