O Alentejo vai receber o Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival pela primeira vez, entre 5 e 7 de Novembro em Sines.
O Finisterra vai decorrer pela primeira vez o Alentejo, em Sines, no Centro de Artes de Sines e no auditório do Sines Sea View, o hotel parceiro do certame.
Este festival tem o intuito de “apresentar à comunidade cinematográfica nacional e internacional os filmes vencedores”, bem como “promover turisticamente o território de acolhimento do festival, dando-lhe visibilidade internacional e potenciando-o enquanto espaço de excelência para a produção cinematográfica”.
Esta valorização inclui o ponto de vista cénico, paisagístico, histórico-cultural e patrimonial”, bem como o prático, de “infraestruturas e recursos humanos especializados”.
O Brasil vai ser o país convidado, com a região da Bahia em destaque com a participação de Pataxós, que vão realizar diversas demonstrações sobre a sua cultura.
Os participantes vão ter possibilidade de realizar experiências para conhecer Portugal, particularmente o destino onde decorre o festival, como visitas a património e localidades, provas de vinhos, visitas a museus, entre outros.
Vai ser realizada uma conferência no Centro de Artes de Sines com o tema “O Cinema pelos Caminhos do Alentejo”, que vai contar com Jaswant Shrestha, Alberto Rocco, Sónia Costa, Fernando Completo, Juca Fonseca, Can Saraçouglu e Carlos Sargedas.
O festival vai homenagear o cinematógrafo Roque Araújo, veterano do cinema brasileiro que começou a filmar em 1958.
Vão ser exibidos 75 filmes nos dois locais, sendo que estão a concurso 165 filmes de 35 países, dos quais 38 são de Portugal, 32 de Espanha, 19 dos Estados Unidos, 13 da Alemanha e 10 da Polónia.
O júri é composto por 21 membros de 15 países que operam nas áreas do cinema, turismo, jornalismo, televisão, literatura e ensino.
O festival tem 22 categorias, 6 categorias técnicas, 45 prémios e 1 grande prémio Finisterra.
Os troféus Finisterra são da autoria de Manuel Carvalho da Vidigueira e reflectem a herança da região do Alentejo.
O evento é promovido pela Arrábida Film Commission e pela Alentejo-Ribatejo Film Commission, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e com a Câmara Municipal de Sines.
A apresentação do evento decorreu, justamente, na Casa do Alentejo em Lisboa, com a presença do seu director, Carlos Sargedas, o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, José Manuel dos Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e Ana Marques, directora executiva da Portugal Film Commission.
O evento terminou com um impressionante performance de concertina na sala destinada ao evento, na Casa do Alentejo.
Veja também: Festival de Cinema a Bordo da TAP recebe candidaturas até 31 de Maio
Saiba mais na página de facebook do evento.