spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Alentejo, Extremadura e Centro de Portugal apresentam projecto transfronteiriço

As regiões portuguesas do Alentejo e Centro de Portugal e a Extremadura, em Espanha, lançaram uma iniciativa conjunta sob o lema “3 regiões, 2 países e um só coração”.

Esta iniciativa assenta numa “proposta de valor genuína, diferenciada e diversificada, que integra património histórico e cultural, Natureza, lazer, gastonomia e enoturismo” com o “objectivo comum de “maximizar os esforços conjuntos e competir com maior eficácia”.

Esta aliança transfronteiriça apresenta-se com um “modelo de desenvolvimento turístico sustentável, valorizando os seus recursos naturais, culturais e gastronómicos, com uma visão comum de turismo enraizado no território”.

Com uma área conjunta de 100.000 quilómetros quadrados, onde se encontram 10 bens considerados Património Mundial pela UNESCO, com é o caso de Évora, Elvas, Cáceres e a Universidade de Coimbra, zonas de charme como o Marvão, Trujillo ou Tomar, centros de peregrinação como Fátima e o Mosteiro de Guadalupe, e ainda parques naturais e zonas que permitem a prática de turismo mais activo. É importante não esquecer as 110 praias com Bandeira Azul, incluindo sete praias fluviais, dez no Alentejo e 29 no Centro de Portugal.

“Delimitado pela planície alentejana, as dehesas (paisagem de montado) da Extremadura e os vales do Centro de Portugal, estende-se um território afastado das grandes massas turísticas, sustentado em três pilares que se alinham com os valores dos viajantes contemporâneos: património, autenticidade e sustentabilidade”, indica o comunicado do Turismo Centro de Portugal.

Veja também: POCTEP abre candidauras para Projectos de Cooperação Transfronteiriça

Saiba mais no site do Turismo Centro.

- Publicidade -
- Publicidade -