A Airbnb e a Câmara do Porto anunciaram uma parceria através da qual a Airbnb disponibiliza um portal para o município monitorizar os alojamentos ilegais.
Esta parceria delega à Câmara do Porto, pelo menos em parte, a responsabilidade dos anúncios que figuram na plataforma Airbnb. Com o portal disponibilizado à Câmara do Porto, esta, através dos seus recursos, monitoriza em tempo real os anúncios que surgem na sua área.
Se a Câmara do Porto verificar um anúncio que não cumpre a legislação da cidade, não tem capacidade para o remover, mas sim para requerir a sua remoção junto da Airbnb.
Esta parceria inclui também “uma campanha de sensibilização para anfitriões e iniciativas que descentralizam os fluxos turísticos pelos vários territórios da cidade”, o que pode resultar na expansão da situação que se verifica no centro da Cidade Invicta para as zonas periféricas.
Alegadamente, esta parceria está alinhada com a “estratégia de futuro para a sustentabilidade do destino Porto”, que alegadamente promove “um turismo autêntico, equilibrado e resiliente, ao serviço do território, das comunidades e da qualidade de vida urbana”.
Veja também: Airbnb anuncia director-geral para Portugal e Espanha
Consulte aqui o guia do regime turístico do alojamento local, do Turismo de Portugal, disponibilizado no comunicado da Airbnb.





