A Air India confirmou que o voo AI171 de Ahmedabad para Londres teve um acidente após a descolagem com 242 passageiros e tripulantes, incluindo sete portugueses.
O avião Boeing B787-8 da Air India partiu esta quinta-feira, dia 12 de Junho, de Ahmedabad às 13h38, 8h38 em Portugal, com 169 passageiros de nacionalidade indiana, 53 britânicos, sete portugueses e um canadiano.
“Os passageiros feridos estão a ser transportados para os hospitais mais próximos”, indica a companhia aérea numa publicação nas redes sociais.
O acidente ocorreu logo após a descolagem do avião da Air India, com 230 passageiros e 12 tripulantes, segundo relatos de estações televisivas. De acordo com a agência de notícias Reuters, um canal mostrou o avião a levantar voo sobre uma área residencial e, em seguida, a desaparecer do ecrã antes de uma enorme nuvem de fogo subir para o céu.
As imagens descritas pela agência de notícias mostraram também destroços em chamas, com fumo negro e espesso a subir para o céu perto do aeroporto, e pessoas a serem transportadas em macas e em ambulâncias.
A Air India era uma companhia aérea estatal até ser adquirida, em 2022, pelo conglomerado indiano Tata Group. Em 2024, a empresa fundiu a companhia aérea com a Vistara, uma joint-venture entre o Tata Group e a Singapore Airlines.
O director do departamento de Aeroespacial e Aviação da Universidade de Cranfield, no Reino Unido, citado pela Reuters, afirmou que a aeronave envolvida no acidente é um Boeing B787-8 Dreamliner com 11 anos.
“Este é o primeiro grande acidente envolvendo o 787”, indicou Graham Braithwaite.
“Apesar da descolagem ser uma etapa crítica do voo, os acidentes com aeronaves são incrivelmente raros, especialmente envolvendo aeronaves modernas como o Boeing 787”, frisou o director da Universidade.
“A descolagem é uma fase crítica porque a aeronave ainda está a acelerar e qualquer solução de problemas exige uma resposta rápida”, acrescentou Graham Braithwaite.
A Air India informou esta tarde que está a organizar dois voos de ajuda, um de Deli e outro de Mumbai, para Ahmedabad, para os familiares dos passageiros e funcionários da Air India.
O voo de Deli para Ahmedabad (IX1555) parte hoje, dia 12, às 23h (18h em Portugal), e o voo de Ahmedabad para Deli (IX1556) pate às 1h10 (20h10 em Portugal) de 13 de Junho.
O voo de Mumbai para Ahmedabad (AI1402) parte hoje, dia 12, às 23h (18h em Portugal), e regressa (AI1409) às 1h15 (20h15 de Portugal), de dia 13.
Para mais notícias clique: Últimas
Para aceder ao site da Air India clique aqui.