Depois de em Março terem conseguido o melhor mês de sempre em vendas de voos regulares contabilizadas pela IATA, com 98,9 milhões de euros, as agências de viagens portuguesas estabeleceram em Maio um novo segundo melhor mês de sempre, com 95,5 milhões.
Trata-se de vendas processadas através de GDS e contabilizadas pelo BSP (sigla com origem na denominação em inglês, Billing and Settlement Plan), sistema de intermediação entre companhias aéreas e agências de viagens gerido pela IATA, de acordo com o qual as vendas em Maio aumentaram 15,7% ou 12,9 milhões de euros em relação ao mês homólogo do ano passado e também foram superiores às de Maio 2019, pré-pandemia, em 2,9% ou 2,6 milhões de euros.
A mesma informação indica que nos primeiros cinco meses deste ano as vendas BSP das agências IATA portuguesas somaram 431,5 milhões de euros, que é a melhor marca de sempre para este período do ano, superando em 3% ou 12,7 milhões de euros o período homólogo de 2019, pré-pandemia, em que pela primeira vez foi superada a marca dos 400 milhões de euros em cinco meses.
Os dados da IATA a que o PressTUR teve acesso mostram que relativamente aos primeiros cinco meses de 2019, as vendas este ano registam um aumento em 40,5% ou 124,3 milhões de euros e que o montante alcançado supera os totais dos anos 2020 e 2021, em que o mercado ‘penava’ o impacto da pandemia de covid-19.
Continua:
Agências de viagens portuguesas já venderam mais de um milhão de bilhetes de avião




