spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Aeroportos portugueses somaram mais 2,4% de passageiros no primeiro trimestre

Os aeroportos portugueses somaram 13,753 milhões de passageiros nos primeiros três meses deste ano, mais 2,4% ou mais 324 mil que no primeiro trimestre do ano passado, de acordo com os dados divulgados hoje pela Vinci Airports.

Trata-se de um abrandamento do crescimento, que no primeiro trimestre de 2024 tinha sido de 5,8% em relação a 2023, mas a evolução este ano é influenciada desfavoravelmente pelo efeito das férias da Páscoa, que em 2024 se repartiu entre Março (1º trimestre) e Abril (2º trimestre) e este ano ocorre apenas em Abril (2º trimestre), e ainda por Fevereiro ter tido mais um dia em 2024, que foi um ano bissexto.

Os aeroportos da Madeira (Funchal e Porto Santo) foram os que registaram o crescimento homólogo mais forte no primeiro trimestre deste ano, em 6,7%, para um total de 1,142 milhões de passageiros.

Seguiram-se o Aeroporto de Faro, com um crescimento de 4%, para um total de 1,241 milhões de passageiros no primeiro trimestre, e os Aeroportos dos Açores (Flores, Horta, Santa Maria e Ponta Delgada), com uma aumento de 3,4%, para 532 mil passageiros.

O Aeroporto do Porto somou 3,215 milhões de passageiros, mais 2,6% que nos primeiros três meses do ano passado, e o Aeroporto de Lisboa somou 7,622 milhões de passageiros, mais 1,4% que há um ano.

Os maiores aumentos em número de passageiros ocorreram no Aeroporto de Lisboa, que somou mais 107 mil passageiros que no primeiro trimestre do ano passado, no Aeroporto do Porto (+80 mil) e nos Aeroportos da Madeira (+72 mil).

Seguiram-se Faro, com mais 47 mil passageiros que no ano passado, e os Aeroportos dos Açores, com mais 17 mil.

O Aeroporto de Lisboa concentrou 55,4% dos passageiros que passaram pelos aeroportos portugueses geridos pela Vinci no primeiro trimestre, enquanto o Aeroporto do Porto concentrou 23,4%, o de Faro, 9%, os Aeroportos da Madeira, 8,3%, e os dos Açores, 3,9%.

Na sua análise à evolução do tráfego nos aeroportos que gere, a Vinci sublinha que “o tráfego entre a Europa e Cabo Verde continua a acelerar, com a abertura de novas rotas directas da easyJet e da Transavia, por exemplo a partir de Lisboa, Porto, Nantes e Londres Gatwick”.

Em Portugal, a Vinci destaca que “os aeroportos do Porto e de Faro registaram níveis de tráfego elevados, graças ao aumento da oferta da Ryanair e da Transavia”.

A Vinci Airports, que gere mais de 70 aeroportos localizados em 14 países na Europa, Ásia e América, indica que passaram pelos aeroportos da sua rede 72,890 milhões de passageiros no primeiro trimestre, mais 6% ou mais cerca de 4 milhões que nos primeiros três meses de 2024.

Ver também: Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses estagnou em Fevereiro

Para aceder ao site da Vinci Airports clique aqui.

- Publicidade-
- Publicidade -