O Aeroporto de Lisboa ficou aquém dos seus congéneres ‘mega’ europeus em crescimento do número de passageiros nos primeiros nove meses do ano, com uma subida em 4,4% face a um aumento médio nos aeroportos de dimensão semelhante em 8,3%.
De acordo com o ACI (Airports Council International) Europa, nos primeiros nove meses deste ano os aeroportos europeus tiveram um aumento médio de passageiros em 7,4%, com +8,2% nos classificados como majors (com mais de 40 milhões de passageiros por ano), 8,3% nos mega (com 25 milhões a 40 milhões por ano), 4,6% nos Large (com 10 milhões a 25 milhões), 8,5% nos Medium (com um milhão a 10 milhões) e 4,5% no Small (com até um milhão de passageiros por ano).
Portugal, que de acordo com o ACI teve um aumento de passageiros nos primeiros nove meses deste ano em 4,4%, ficou aquém de Espanha (+9,7%), França (+4,5%), Reino Unido (+7,2%), Alemanha (+7,8%) e Itália (+11,8%), entre outros.
Este resultado reflecte em grande medida o crescimento ‘morno’ do Aeroporto de Lisboa, maior de Portugal e 15º europeu nos primeiros nove meses deste ano, com 26,7 milhões de passageiros, e um aumento médio em relação ao ano passado em 4,4% face a 12,5% de Munique, 11,7% de Istambul Sabiha Gokcen, 9,5% de Antalya, e 7,2% de Palma de Maiorca, todos eles também classificados como Mega pelo ACI, só superando neste grupo Dublin, cujo aumento está em 4,2%, e Paris Orly, com +3,2%.
Os mesmos dados mostram que também com um a comparação pouco favorável com outros aeroportos europeus de dimensão semelhante está o Porto, com um aumento de passageiros até Setembro em 4,9%, quando o aumento médio do seu grupo, dos Large, é de 4,6%.
Segundo os dados do ACI o Porto teve o 37º maior número de passageiros nos primeiros nove meses deste ano, com 12,25 milhões, que compara com 19,28 milhões para Málaga, maior dos Large neste período, 19 milhões de Berlim, segundo maior, 17,94 milhões de Bruxelas e 17,52 milhões de Estocolmo.
E em crescimento em relação ao ano passado, os +4,9% do Porto comparam com +12,3% em Málaga, +10,9% em Berlim, +5,9% em Bruxelas e +4,5% em Estocolmo.
Faro, que o ACI classifica como Medium, com 7,98 milhões de passageiros nos primeiros nove meses deste ano, cota-se com o 61º maior da Europa de Janeiro a Setembro, inclusive, e com um crescimento inferior ao aumento médio em aeroportos de dimensão semelhante, em 2,1% face a +8,5%.
O grupo dos Medium caracteriza-se por uma grande heterogeneidade, com taxas de crescimento que atingem 55,1% em Tirana e 0,1% em Eindhoven ou -11,3% em Bordéus.
O maior deste grupo até Setembro é Almaty, com 8,53 milhões de passageiros, seguido por Bristol, com 8,34 milhões, Tirana, com 8,32 milhões, Cracóvia, com 8,31 milhões, Bolonha, com 8,3 milhões, Valência, com 8,29 milhões, e Faro, com 7,98 milhões.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site do ACI Europe clique aqui.