- Publicidade -
- Publicidade -

Aeroporto de Lisboa regista primeira quebra de passageiros num mês de Junho desde a pandemia

O Aeroporto de Lisboa recebeu em Junho deste ano menos 75 mil passageiros que no mês homólogo do ano passado, a primeira quebra para um mês de Junho desde a pandemia de covid-19.

Os dados divulgados hoje pelo INE mostram que o Aeroporto de Lisboa recebeu 3,162 milhões de passageiros em Junho, o que significa um decréscimo de 2,3% em a 2025.

A última quebra registada em Lisboa num mês de Junho foi em 2020, quando a pandemia de covid-19 obrigou à suspensão das viagens. Nessa altura, o movimento de passageiros no aeroporto da capital portuguesa caiu 94,7% em relação a Junho de 2019.

No entanto, apesar de ter sido a primeira quebra para um mês de Junho desde a pandemia, não foi a primeira quebra mensal a ocorrer no Aeroporto Humberto Delgado. Em 2025, no mês de Fevereiro, o aeroporto recebeu menos 60 mil passageiros (-2,5%) que no mês homólogo de 2024, de acordo com os cálculos do PressTUR.

Ainda assim, no acumulado dos primeiros seis meses deste ano, o Aeroporto de Lisboa está acima do ano passado. Com 17,442 milhões de passageiros no primeiro semestre, o aeroporto está com um crescimento de 1,3% ou 218 mil passageiros em relação ao primeiro semestre de 2025.

O Aeroporto Humberto Delgado continua a ser o maior em Portugal, mas passou a concentrar menos de metade do total de passageiros. No primeiro semestre deste ano, o Aeroporto de Lisboa recebeu 49,4% do total de passageiros que passaram pelos aeroportos portugueses. Em 2025, o volume era de 50%.

O Aeroporto do Porto é o que está a contribuir mais para o crescimento do movimento de passageiros em Portugal no primeiro semestre, tendo recebido mais 553 mil ou +7% de passageiros que um ano antes, para um total de 8,450 milhões (23,9% do total).

O Aeroporto de Faro recebeu 4,794 milhões de passageiros (13,6% do total), o que corresponde a um aumento de 174 mil ou +3,8% de passageiros em relação ao ano passado.

O conjunto dos outros aeroportos, para os quais o INE não detalha os dados, receberam menos 82 mil ou -1,7% de passageiros, para um total de 4,655 milhões.

Para mais notícias clique: Mercados

Para aceder ao site do INE clique aqui.

 

- Publicidade-
- Publicidade -