O Aeroporto da Madeira recebeu mais 12,2% de passageiros no primeiro semestre, o aumento mais forte e o único a dois dígitos na primeira metade do ano, em Portugal.
Os dados divulgados esta terça-feira pelo INE mostram que o Aeroporto da Madeira recebeu 2,581 milhões de passageiros nos primeiros seis meses do ano, a maioria deles (58%) de voos internacionais.
O tráfego internacional foi o principal impulsionador do crescimento do Aeroporto da Madeira no primeiro semestre, com um aumento de 20,3% em relação aos primeiros seis meses do ano passado, alcançando os 1,488 milhões de passageiros.
O tráfego doméstico, por sua vez, cresceu 2,7% de Janeiro a Junho, atingindo os 1,092 milhões de passageiros.
No total, o Aeroporto da Madeira registou um aumento de 280,2 mil passageiros em relação ao primeiro semestre do ano passado, com mais 28,3 mil passageiros de voos domésticos e mais 251,7 mil de voos internacionais.
Ver também:
Madeira lidera aumentos de proveitos no alojamento turístico em Portugal
Desta forma, o Aeroporto da Madeira teve o aumento mais forte do semestre (+12,2%), mas Lisboa registou o maior aumento em valor absoluto, ao receber mais 510 mil passageiros (+3%) que há um ano, como o PressTUR já tinha avançado em Agosto. Clique para ler: Aeroporto de Lisboa teve o maior aumento de passageiros do 1º semestre em Portugal.
O segundo maior aumento de passageiros em valor absoluto registou-se no Aeroporto do Porto, que recebeu mais 412 mil passageiros (+5,5%). Seguiu-se Faro, com mais 300,8 mil passageiros (+7%), e Madeira, com mais 280,2 mil (+12,2%).
Com 17,226 milhões de passageiros no primeiro semestre, o Aeroporto de Lisboa recebeu 50% do tráfego dos aeroportos portugueses na primeira metade do ano.
O Aeroporto do Porto somou 22,9% do total de passageiros até Junho, enquanto Faro concentrou 13,4%, a Madeira, 7,5%, e Ponta Delgada, 3,7%.
Só Porto Santo, Santa Maria e Beja tiveram menos passageiros
No total, os aeroportos portugueses receberam 34,479 milhões de passageiros nos primeiros seis meses deste ano, mais 4,8% ou mais 1,591 milhões que há um ano, com crescimentos em todas as infra-estruturas, excepto Porto Santo, Santa Maria e Beja.
A quebra de tráfego nestes três aeroportos, no entanto, corresponde apenas a menos 2.612 passageiros em relação ao período homólogo do ano passado.
O Aeroporto de Porto Santo, na Madeira, recebeu 105,5 mil passageiros nos primeiros seis meses deste ano, o que corresponde a uma ligeira descida de 0,7% em relação ao período homólogo do ano passado. O Aeroporto de Santa Maria, nos Açores, recebeu 55,6 mil passageiros, menos 3% que há um ano. O Aeroporto de Beja recebeu 712 passageiros, uma quebra de 12,2%.
Para aceder ao site do INE clique aqui.