A cidade de Valladolid, no México, é uma oportunidade para passear numa cidade colonial nesta região da Riviera Maya, e conhecer a sua Plaza Central, onde se encontra o Parque Francisco Canton Rosado e a Catedral de San Servacio.
Esta cidade foi fundada por Francisco Montejo em 1543, tendo sido movida para a sua localização actual, na antiga cidade Maya de Zaci dois anos depois, e actualmente oferece uma espécie de máquina do tempo para os visitantes que podem apreciar os seus edifícios de arquitectura de inspiração barroca até finais do século XVIII.
A sua Plaza Central é uma oportunidade para dar um passeio curto e desfrutar da vista para a Catedral de San Servacio, erguida no século XVI, e destruída e restaurada no século XVIII num período de dois anos. Esta catedral é um postal da cidade. A sua aparência reminiscente de um edifício europeu é trazida de volta às Caraíbas pelas imponentes palmeiras que acompanham na vertical as suas torres de sino.

O Parque Francisco Canton Rosado é o ponto de vista ideal para apreciar a catedral, sem esquecer a sua fonte “La Mestiza”, uma figura feminina com vestes da província de Yucatán, da autoria de Manuel Chacon Lima. Esta fonte tem uma corrente de bancos em metal no seu perímetro, de forma a que os seus ocupantes se sentem de costas para a fonte e de frente para conjuntos de duas espécies de cadeiras em metal que convidam jovens namorados a cortejarem-se sob a ‘vigilância’ das suas famílias.
As famílias e os casais juntam-se aos visitantes que passeiam e fazem fila nos quiosques de gelados, bebidas e petiscos, com destaque para os incontornáveis churros.
O brasão de Valladolid, criado por Juan Francisco Peon Ancona aquando da sua elevação a cidade, adorna diferentes pontos do parque acima referido, particularmente os bancos, e é outro dos símbolos desta cidade, conhecida por “Sultana del Oriente” devido à sua arquitectura.
Em torno da Plaza encontram-se lojas, restaurantes, bares e um pequeno mercado, que no seu interior conta com uma série de opções de restauração com a ‘garantia’ de que são frequentadas pelos locais.
A cidade de Valladolid encontra-se a cerca de 40 quilómetros de Chichen Itzá, e é uma boa opção para pernoitar antes de fazer uma visita madrugadora a este sítio arqueológico e tirar partido das temperaturas mais frescas e do menor número de visitantes.
O PressTUR viajou a convite da W2M
Continua:
Actividades na Riviera Maya: Xoximilco Mexican Floating Fiesta Cancun
Actividades na Riviera Maya: Cenotes
Actividades na Riviera Maya: Isla Mujeres
Actividades na Riviera Maya: Conhecer o quotidiano dos Mayas