O acesso à Lagoa do Fogo, em São Miguel nos Açores, vai ser feita através de shuttle até 30 de Setembro, um serviço que será gratuito para residentes e terá o custo de 5 euros para visitantes.
O percurso de autocarro vai ter uma distância de 14 quilómetros, com pontos de partida e de chegada na Caldeira Velha (Ribeira Grande) e na Casa da Água (Lagoa), passando por pontos de interesse turístico como os miradouros da Bela Vista e da Lagoa do Fogo, e o Pico da Barrosa, indica o Governo dos Açores no seu website.
A circulação de veículos rent-a-car vai ser restringida entre a Caldeira Velha e a Casa da Água, sendo que está livre aos restantes veículos, sendo que os parques de estacionamento da Caldeira Velha e da Casa da Água foram aumentados em 30 lugares cada.
O serviço funciona em regime “hop on hop off” entre as 9h e as 19h, e os bilhetes podem ser adquiridos através de uma plataforma digital (veja aqui).
O anúncio foi feito pela secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, Berta Cabral, citada pela Agência Lusa e depois pela imprensa portuguesa, anunciando o contrato de adjudicação deste serviço à empresa Atlanticoenergy, a única que apresentou uma proposta no concurso internacional. A empresa fica com a concessão durante três anos por 409.999 euros (acrescidos de IVA), tendo o preço base sido cerca de 453 mil euros.