A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) vai organizar a sua 8ª Cimeira do Turismo Português no dia 28 de Setembro, com vários temas estratégicos para o futuro do turismo em debate.
“Portugal e Turismo uma relação de crescimento” é o tema do evento que terá lugar no Salão Nobre do Four Seasons Hotel Ritz, em Lisboa.
Em comunicado, a CTP sublinha que estão confirmadas as presenças do Presidente da República, António José Seguro, do primeiro-ministro, Luís Montenegro, do ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, e do ministro da Administração Interna, Luís Neves.
Outras presenças confirmadas são o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, e o governador do Banco de Portugal, Álvaro Santos Pereira.
Além da “instabilidade da geoestratégia mundial”, o evento decorre num momento em que a ocorrência de eventos climáticos extremos é “cada vez mais frequente”. Estes “novos desafios”, de acordo com a CTP, exigem “uma visão estratégica sobre o futuro”.
Entre os temas em agenda “estará a actual geoestratégia mundial e a influência da nova conjuntura internacional no turismo, num debate sobre as transformações do contexto global e as suas implicações para Portugal enquanto destino turístico”.
“A aviação e as infraestruturas aeroportuárias estarão também em destaque, num momento em que a conectividade aérea assume uma importância decisiva para a competitividade do destino Portugal e para a capacidade de resposta do sector às novas dinâmicas da procura turística”, acrescenta o comunicado.
A discussão do tema da aviação e dos aeroportos contará com a participação do presidente do Conselho de Administração da TAP, Carlos Oliveira, e do presidente do Conselho de Administração da ANA, José Luís Arnaut.
Citado no comunicado, o presidente da CTP, Francisco Calheiros, sublinhou que o contexto da actividade turística “está a mudar rapidamente”, com a “instabilidade geopolítica”, “os fenómenos climáticos extremos” e “os desafios que se colocam à mobilidade e à conetividade”. Estes desafios “obrigam-nos a olhar para o futuro com ambição, mas igualmente com sentido estratégico”.
“É esse exercício de reflexão e de debate que queremos promover nesta oitava edição da Cimeira do Turismo Português, que pretende ser, uma vez mais, um espaço para pensar o presente e, sobretudo, o futuro da nossa actividade”, acrescentou Francisco Calheiros.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site do evento clique aqui.




