- Publicidade -
- Publicidade -

Turismo de Portugal apoia criação de refúgios climáticos com 1 milhão de euros

O Turismo de Portugal vai apoiar as câmaras municipais e as juntas de freguesia a criar refúgios climáticos, com 1 milhão de euros.

A iniciativa, que será financiada pelo Programa Crescer com o Turismo, inclui um apoio não reembolsável de 80% das despesas elegíveis, até 75 mil euros por candidatura individual ou por cada entidade que integre uma candidatura conjunta.

O apoio, de acordo com um comunicado, destina-se à criação e qualificação de refúgios climáticos que já estejam integrados ou que venham a integrar a Rede Nacional de Refúgios Climáticos – “Stay Cool”.

Concretamente, prevê “o financiamento de bebedouros e postos de enchimento de garrafas, nebulizadores e jogos de água, plantação de árvores de sombra, pérgulas e velas de sombreamento, climatização e isolamento térmico do espaço do refúgio, mobiliário de descanso adaptado a séniores, Wi-Fi gratuito e pontos de carregamento de telemóveis, eliminação de barreiras arquitectónicas e a sinalética que identifica cada espaço como refúgio da rede [Stay Cool]”.

O objectivo é criar “soluções que melhoram o conforto, a segurança e a qualidade da experiência de residentes e visitantes”.

Com este apoio, o instituto pretende contribuir para “um modelo de desenvolvimento turístico mais sustentável e resiliente, que concilia a adaptação climática, a valorização dos territórios e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e dos visitantes”, destacou o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, citado no comunicado.

Os refúgios climáticos são apresentados pelo Turismo de Portugal como “espaços, interiores ou exteriores, de acesso gratuito e sem obrigação de consumo, abertos pelo menos entre as 11h e as 17h nos dias de maior calor”. Existe a possibilidade de horário alargado em situações de alerta ou presença de onda de calor extremo. “Têm de disponibilizar lugares sentados e acesso a água potável e assegurar conforto térmico nos espaços interiores ou sombra significativa e soluções de arrefecimento nos exteriores”.

As candidaturas a este novo apoio, que está enquadrado na Agenda para a Ação Climática no Turismo 2030, encontram-se abertas e decorrem até ser esgotada a dotação. Para aceder ao formulário no site do Turismo de Portugal clique aqui.

Existem “mais de 100 refúgios climáticos distribuídos por 47 municípios”, sublinhou o presidente do Turismo de Portugal.

Para consultar a localização dos refúgios “Stay Cool” clique aqui.

Para mais notícias clique: Destinos

- Publicidade -
- Publicidade -