A companhia aérea Azores Airlines, do Grupo SATA, vai concentrar a sua operação no mercado doméstico este Verão, com 75% da sua capacidade investida em voos entre Portugal continental e os Açores.
Entre 29 de Março e 31 de Outubro, com nove aviões, a Azores Airlines prevê operar quase 270 voos semanais de e para os Açores, em 20 rotas. Do total, cerca de 100 frequências semanais serão voos domésticos.
Com “aumento da procura verificado e perspectivado”, a companhia vai acrescentar um voo às ligações Lisboa – Ponta Delgada, dois voos à rota Lisboa – Terceira e três voos às ligações Ponta Delgada – Porto, de acordo com um comunicado.
Para a América do Norte, um “mercado estratégico”, a Azores Airlines prevê operar mais de 25 frequências semanais para Boston, Toronto, Nova Iorque e Montreal.
A companhia destacou ainda que vai manter a ligação entre os Açores e Cabo Verde (Praia), que assegura conectividade adicional a Boston.
Na Europa, as rotas Ponta Delgada – Milão e Ponta Delgada – Bilbau não serão retomadas. As rotas anuais para Paris e Barcelona terão continuidade no Verão, enquanto a rota de Frankfurt, de natureza sazonal, será retomada este Verão.
O Grupo SATA também divulgou hoje a programação da SATA Air Açores, que fará cerca de 570 voos interilhas por semana este Verão, em 16 rotas, com uma frota de sete aeronaves.
O comunicado destaca um reforço nas ligações Ponta Delgada – Terceira, Ponta Delgada–Pico, Ponta Delgada–Horta e Ponta Delgada–Flores, “devido às elevadas taxas de ocupação registadas em 2025, sobretudo entre Junho e Setembro”.
“Ao reforçar as ligações domésticas, assegurar a conectividade com a América do Norte e optimizar a utilização da nossa frota, estamos a construir uma operação mais sustentável e orientada para aquilo que é prioritário: servir os açorianos e garantir a acessibilidade e a mobilidade no arquipélago”, afirmou o presidente da SATA Holding, Tiago Santos, citado no comunicado.
O grupo anunciou ainda que a SATA Air Açores prevê integrar uma aeronave Bombardier Q400 adicional a partir de Junho.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site do Grupo SATA clique aqui.





