spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

GEA Portugal investe em tecnologia para impulsionar a relevância das agências de viagens

As grandes inovações tecnológicas estão a alterar o negócio das agências de viagens, mas a grande maioria delas, sendo micro e pequenas empresas, não tem capacidade para investir e acompanhar a evolução. Para manter as suas associadas relevantes, o Grupo GEA Portugal está a investir em diversas soluções, potenciando uma das grandes mais-valias dos pequenos negócios: a proximidade.

Um dos maiores projectos em desenvolvimento no grupo é uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management), uma solução que pretende melhorar as interacções entre as agências de viagens e os actuais e potenciais clientes.

“Vai transformar o apoio prestamos às agências a nível de eficiência, automatismos e relacionamento com o cliente, que é tudo o que as micro e pequenas empresas precisam para competir no mercado”, afirmou Carlos Baptista, administrador da empresa, em conferência de imprensa no Funchal.

Uma solução de CRM, “alicerçada na proximidade que já existe, é o tipo de ferramentas que pode ajudar o mercado a continuar relevante”, sublinhou o executivo, em declarações aos jornalistas no Funchal, na 21ª Convenção do Grupo GEA.

Devido à sua complexidade, ainda não está prevista data para o lançamento desta nova solução. “Um CRM para funcionar tem que estar sincronizado com todo o ecossistema da agência, senão não tem validade. Estamos a fazer a integração do CRM com as webs, com os sistemas de gestão e com todas as centralidades de comunicações”, indicou Carlos Baptista.

A empresa também está a negociar com parceiros externos a adopção de soluções baseadas em Inteligência Artificial para optimizar a actividade das agências de viagens.

Reforço do produto próprio

Na área do produto, o Grupo GEA Portugal está a beneficiar “uma série de sinergias” resultantes da integração no Grupo Newtour, em Novembro de 2022. “Conseguimos melhorar muitos contratos, especialmente na componente de aviação”, indicou Carlos Baptista.

Por outro lado, a empresa está investir em reforçar a capacidade das agências de viagens construírem produto próprio, um negócio mais rentável que a venda de produto de operadores turísticos.

Para esse fim, a GEA está a assinar acordos com DMCs (Destination Management Companies), que são os fornecedores de serviços nos destinos, e a diversificar a oferta da TravelGEA, que é a plataforma de reservas para as agências GEA Portugal.

No próximo ano, além de aviação e hotelaria, as agências de viagens do grupo também poderão reservar na TravelGEA viagens de comboio (a partir de Fevereiro), rent-a-car (Abril), transferes (Julho) e actividades (Setembro), anunciou Ricardo Correia, director de Produto Próprio.

“São integradores de tecnologia que colocam à disposição da agência, numa única plataforma, uma série de fornecedores com o melhor preço. É um fornecedor centralizado destes serviços”, resumiu Ricardo Correia.

Para proporcionar “autonomia e eficiência” às agências de viagens, além de novos fornecedores, a empresa está a investir em melhorar as soluções disponíveis.

Na aviação, a TravelGEA tem ligações a GDS, NDC e agregadores de low cost, de forma a garantir “acesso ao maior inventário possível”, com ferramentas que “facilitem a interação do agente de viagens connosco”. O objectivo é que a equipa da TravelGEA resolva os problemas complexos e a agência possa resolver os problemas mais simples, como uma reemissão.

Dentro da plataforma, sem recorrer à equipa, as agências conseguem fazer reemissões de reservas feitas “em 14 NDCs diferentes e em Amadeus”, indicou Ricardo Correia, para anunciar que a empresa está “a acabar de integrar também a possibilidade de fazer reemissões de reservas Travelport, que é o GDS onde há mais compras de agências da GEA Portugal”.

Para garantir um trabalho mais autónomo, sobretudo para as agências não-IATA, a empresa também está a implementar uma solução que permitirá importar as reservas feitas em GDS para a plataforma da TravelGEA, onde podem emitir e utilizar todos os automatismos associados.

Pedro Gordon e Carlos Baptista, administradores do Grupo GEA Portugal

Receitas acompanham investimentos

Estas novas soluções que o grupo GEA está implementar para as agências associadas representam um “investimento grande”, resultando numa “pressão positiva”, de acordo com Carlos Baptista, administrador do grupo.

“Estamos a fazer um processo sustentado. Temos muito serviço novo, temos muitos custos novos na estrutura, mas é parte do investimento que estamos a fazer na actividade e isso está a colher frutos”, garantiu o executivo, indicando que “a receita tem acompanhado este aumento de serviço”.

“A nossa missão é criar valor para as agências e que elas consigam ser rentáveis e relevantes no mercado”, frisou Carlos Baptista.

GEA Brasil

A GEA Portugal também está a investir na sua internacionalização, tendo entrado no capital da GEA Brasil no ano passado, com uma participação de 40%. Os outros accionistas são a GEA LATAM, com 40%, e a Interamerican Network, com 20%.

O objectivo inicial para o Brasil era chegar às 1.000 agências de viagens em dois anos, mas a empresa reformulou as metas depois de verificar que, entre as 250 empresas associadas, muitas estavam também ligadas a outros grupos de gestão.

Carlos Baptista indicou que muitas das associadas “não estavam comprometidas com o projecto e estavam só a fazer número”. Saíram cerca de 160 e entraram cerca de 70. “Estamos hoje com 162 agências de viagens” e todas elas estão comprometidas com o projecto, o que permite “uma relação muito mais fortalecida com os nossos fornecedores”.

Carlos Baptista defende que a GEA Brasil “tem esse potencial” de chegar às 1.000 agências associadas, mas o objectivo é alcançar essa meta de forma sustentável e não apenas para fazer número. A GEA Brasil fez a sua primeira Convenção em Agosto, com cerca de 300 participantes.

Em Portugal, a empresa está a fazer a sua 21ª Convenção na Madeira, com mais de 530 participantes. A GEA Portugal conta com 545 agências de viagens associadas, com 659 balcões.

Ver também:

Ávoris, W2M e Solférias lideram vendas das agências de viagens GEA Portugal

Newtour lança novos serviços para agências de viagens: seguros, contabilidade e crédito

Eduardo Jesus destaca contributo das agências de viagens para o crescimento do turismo na Madeira

O PressTUR está no Funchal a convite da GEA Portugal

- Publicidade-
- Publicidade -