A Turkish Airlines assinou um acordo para comprar uma participação de cerca de 26% na companhia aérea espanhola Air Europa, por 300 milhões de euros.
A família Hidalgo, através do Grupo Globalia, vai continuar a ser a maior accionista da companhia aérea. O IAG, dono da British Airways, da Iberia e de outras transportadoras, vai manter a sua participação de 20%.
A compra de cerca de 26% da Air Europa pela Turkish Airlines deverá acontecer nos próximos seis a 12 meses, e vai aumentar o valor da companhia para cerca de 1,2 mil milhões de euros, de acordo com a “Reuters”.
A agência de notícias indica que a Turkish Airlines não tem intenções de aumentar a participação na companhia espanhola.
Os grupos Lufthansa e Air France-KLM também estiveram na corrida pela companhia aérea da família Hidalgo, mas acabaram por recuar.
Em comunicado, a Air Europa anunciou esta quinta-feira, dia 6 de Novembro, que com esta “injeção de capital” e com os seus próprios recursos vai pagar o empréstimo de 475 milhões de euros concedido pela SEPI (Sociedade Estatal de Participações Industriais) para mitigar o impacto da pandemia de covid-19, “antecipando-se um ano ao prazo estabelecido”.
Em Maio, a companhia liquidou os 141 milhões de euros com os respectivos juros do empréstimo bancário, recebido em Maio de 2020, com participação e aval do Instituto de Crédito Oficial (ICO).
“Os 475 milhões de euros emprestados pela SEPI foram essenciais não só para garantir a recuperação total da actividade após a pandemia, mas também para gerar um retorno muito positivo na actividade económica nacional”, sublinha a nota de imprensa da Air Europa, destacando que conseguiu “manter os cerca de 4.000 postos de trabalho” e criar “mais de 600 novos postos de trabalho”.
A companhia aérea da família Hidalgo sublinha que desde que foi concedido o empréstimo “pagou ao Estado cerca de 70.000 euros por dia a título de juros, o que representa um total de mais de 97,2 milhões de euros, representando para a SEPI um acréscimo de 20% sobre o capital emprestado”.
O comunicado da Air Europa indica que “as negociações da operação começaram antes do Verão, sob a liderança e supervisão de Javier Hidalgo e a sua equipa, que coordenaram o processo até à sua conclusão”.
“Após a aceitação de uma oferta vinculativa pela Turkish durante o Verão, a estruturação da operação foi concluída, o que proporcionará financiamento imediato enquanto as aprovações regulatórias e de concorrência são obtidas”, acrescenta o comunicado.
A companhia aérea detalha que “a operação implementou-se através de um empréstimo convertível, que será trocado por uma participação na Air Europa de cerca de 26%, uma vez cumpridos todos os requisitos regulamentares”.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios





