Os gastos dos residentes em Portugal em viagens e turismo no estrangeiro voltaram ao crescimento em Agosto, apesar de ligeiro (+0,6%), depois das quebras em Junho e Julho.
Os dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal mostram que, em Agosto, os portugueses gastaram 883,82 milhões de euros em turismo no estrangeiro, uma subida de 5 milhões de euros ou 0,6% em relação a Agosto de 2024.
Apesar de ligeiro, o crescimento é relevante por se tratar de uma inversão das descidas registadas nos dois meses anteriores.
Em Junho, a despesa turística dos portugueses em viagens e turismo no estrangeiro baixou 0,8% ou 5 milhões de euros em relação ao mês homólogo do ano passado. Em Julho, a quebra foi de 1% ou 8,53 milhões de euros.
Ainda assim, nos primeiros oito meses do ano, os gastos dos portugueses em viagens e turismo no estrangeiro, contabilizadas como importações de viagens e turismo, estão com um aumento de 3,5% ou 158,8 milhões de euros em relação ao período homólogo do ano passado.
De Janeiro a Agosto, os residentes em Portugal despenderam 4.737,3 milhões de euros em turismo no estrangeiro, o que representa um novo recorde para os primeiros oito meses do ano.
O saldo entre os gastos de turistas portugueses no estrangeiro e os gastos de turistas estrangeiros em Portugal atingiu os 15.552,5 milhões de euros até Agosto, o que significa crescimento de 6% ou 878,8 milhões de euros em relação ao período homólogo do ano passado.
Ver também: Gastos de turistas estrangeiros em Portugal superam os 20 mil milhões de euros até Agosto
Clique para ver mais: Mercados
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site do Banco de Portugal clique aqui.