A Ryanair anunciou o atraso no processo de transição digital que consiste na utilização exclusiva de cartões de embarque digitais, alegando que é para “garantir uma transição suave para os clientes no período menos movimentado de viagens, após as férias de meio do semestre”.
“Para garantir uma transição suave para cartões de embarque 100% digitais aos nossos clientes, vamos fazer a mudança na quarta-feira dia 12 de Novembro, que é um período tradicionalmente mais calmo para viagens, depois do período movimentado de férias de meio de semestre”, indica Dana Brady, CMO da Ryanair.
A partir desta data os passageiros da low cost não vão poder fazer o download e imprimir em papel, mas vão precisar de ter o cartão de embarque digital gerado pela aplicação da companhia aérea, durante o check-in.
O comunicado da companhia indica que 80% dos seus clientes utiliza cartão de embarque digital.
Fica a questão de porque é que esta transição tinha sido inicialmente marcada para 3 de Novembro e não para a data para a qual foi alterada, quando, como o CMO da low cost indica: foi alterada para decorrer num período tradicionalmente mais calmo para facilitar o processo.
A Ryanair inclui esta medida noutras que tomou, alegando também, em comunicado, que “são para melhorar a experiência de viagem (especialmente durante disrupções) dos seus mais de 206 milhões de clientes”.
Entre as outras medidas encontra-se a possibilidade de pedir comida e bebida através do telefone, no seu lugar, que continua a não poder ser escolhido sem pagamento extra, sendo que com este pedido, o cliente é atendido primeiro. Não fica claro como é que o processo se desenrola, em termos de quem é servido primeiro, se todos os clientes, ou um grande número, utilizarem este processo para pedir comida a bordo.
As outras duas medidas são na verdade uma, a possibilidade de o cliente receber informação em tempo real, sendo que a primeira destas duas medidas diz respeito a informações de embarque, porta de embarque e atrasos, a outra diz respeito a informação por parte do Centro de Operações da Ryanair durante disrupções.
Veja também: Ryanair anuncia quatro novas rotas em Portugal no Inverno
Saiba mais no site da companhia.





