A procura por voos internacionais aumentou 5,3% em Julho, depois de um aumento de 3,9% em Junho, de acordo com os dados divulgados pela IATA.
“A época de Verão no hemisfério Norte tem sido boa para as companhias aéreas”, começou por comentar o director-geral da maior associação internacional de companhias aéreas, Willie Walsh, citado num comunicado.
“O impulso aumentou durante a época alta, com a procura em Julho a atingir um crescimento de 4%. Esta tendência reflecte-se em todas as regiões e é particularmente evidente nas viagens internacionais, que se fortaleceram de 3,9% em Junho para 5,3% em Julho”, acrescentou Willie Walsh.
O director da IATA destacou que o volume de voos previsto para Setembro apresenta um aumento de 2% em relação ao mês homólogo do ano passado. Trata-se de uma mudança após cinco meses de crescimento desacelerado, que significa que “as companhias aéreas estão posicionadas para aproveitar este impulso do mercado nos próximos meses”, sublinhou Willie Walsh.
A análise da IATA refere-se a um aumento da procura medida em RPK, que corresponde ao número de passageiros multiplicado pelo número de quilómetros voados.
Os dados divulgados pela Associação mostram que a procura por voos internacionais cresceu menos do que a capacidade (medida em ASK, ou seja, número de lugares multiplicado pelos quilómetros voados).
Com a procura por voos internacionais a subir 5,3% e a capacidade a aumentar 5,8%, a ocupação dos voos (load factor) baixou 0,4 pontos percentuais, para 85,6%.
Nos voos domésticos, a procura subiu 1,9% em Julho e a capacidade aumentou 2,4%, levando a uma descida de 0,4 pontos percentuais na ocupação, para 85,2%.
Procura por voos internacionais na Europa cresceu 4% em Julho
No total, o tráfego aéreo mundial cresceu 4% em Julho, enquanto a capacidade disponível no mercado subiu 4,4%, levando a uma descida de 0,4 p.p. na ocupação, para 85,5%.
Na Europa, as companhias aéreas registaram um aumento de 2,9% na procura e 3,2% na capacidade, o que levou a um decréscimo de 0,2 p.p na ocupação, para 88%.
Nos voos internacionais, o tráfego de passageiros das companhias aéreas europeias aumentou 4% em Julho, enquanto a capacidade aumentou 4,2%, levando a uma quebra de 0,2 p.p. na ocupação, para 87,3%.
O maior aumento da procura por voos internacionais verificou-se nas companhias aéraes da América Latina, em 9,3%, ainda assim, abaixo do aumento de capacidade (+11,3%), levando a uma descida de 1,6 p.p. na ocupação, para 85,8%.
Os dados indicam aumentos de tráfego em voos internacionais em todas as regiões, incluindo na Ásia e Pacífico, onde houve um aumento de 8,7% na procura e 9% na capacidade, com uma descida de 0,2 p.p. na ocupação, para 83,8%.
Na América do Norte, os voos internacionais registaram um aumento de 2,4% na procura e um aumento de 3,6% na capacidade, baixando a ocupação em 1 p.p., para 88,4%.
A IATA sublinha que o tráfego de passageiros nas rotas internacionais para as Américas foram todas positivas, “excepto o tráfego entre a América do Norte e a América do Sul, que caiu 0,8%”.
No Médio Oriente, o tráfego de passageiros em voos internacionais aumentou 5,3% e a capacidade subiu 5,6%, levando a uma descida da ocupação em 0,2 p.p., para 84,1%.
Apenas as companhias aéreas africanas registaram um aumento de ocupação em voos internacionais, de 0,4 p.p., para 74,9%, graças a um aumento do tráfego de 2,8% superior ao aumento de capacidade (+2,3%).
A IATA destaca que, em Julho, “o tráfego nas rotas entre África e a Ásia teve um aumento notável”.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site da IATA clique aqui.






