O Aeroporto de Lisboa voltou a ser, em Maio, o que mais contribuiu para o aumento de passageiros nos aeroportos portugueses, de acordo com os dados divulgados hoje pelo INE.
A infra-estrutura aeroportuária da capital portuguesa teve o maior aumento absoluto de passageiros embarcados e desembarcados em Portugal em Maio, tendo sido responsável por 36,1% do aumento total, de acordo com os cálculos do PressTUR.
O Aeroporto de Lisboa já tinha feito a maior ‘fatia’ do aumento do tráfego em Abril (26,9% do aumento total) e em Janeiro (65,8% do aumento total). Em Fevereiro, o aeroporto da capital portuguesa teve uma quebra (menos 60 mil passageiros ou menos 2,5% em relação ao mês homólogo do ano passado) e em Março o maior contributo para o crescimento verificou-se no Aeroporto do Porto (35,5% do aumento total).
Em Maio, o Aeroporto Humberto Delgado somou 3,268 milhões de passageiros, o que corresponde a um aumento de 135 mil ou 4,3% em relação ao mês homólogo de 2024.
O Aeroporto do Porto teve o segundo maior aumento absoluto em Maio, ao somar mais 95 mil passageiros ou mais 6,5% que há um ano, para um total de 1,565 milhões de passageiros.
Este crescimento do número de passageiros no Aeroporto Francisco Sá Carneiro correspondeu a 25,4% do aumento total do tráfego em Portugal no mês de Maio.
O Aeroporto de Faro recebeu 1,149 milhões de passageiros, mais 6,8% ou mais 73 mil que no ano passado, o que corresponde a 19,4% do aumento total.
Os dados do INE indicam ainda que os outros aeroportos portugueses somaram 931 mil passageiros em Maio, mais 71 mil ou mais 8,3% que no ano passado, o que corresponde a 19,1% do aumento total.
Os aeroportos portugueses somaram 6,912 milhões de passageiros embarcados e desembarcados em Maio, o que equivale a um crescimento de 5,7% ou 375 mil passageiros em relação a Maio de 2024.
Para mais notícias clique: Mercados
Para aceder ao site do INE clique aqui.