A Câmara do Porto vai lançar o projecto Like a Locals Likes que consiste na promoção da vida quotidiana nos diferentes bairros do Porto, sob a divisão de quarteirões, a 11 de Julho.
Esta campanha já conta com um microsite no site da VisitPorto, com informação sobre o Porto e as diferentes zonas da cidade, e vídeos feitos pelos ‘locais’ eleitos para a campanha, ilustrando o seu quotidiano no seu respectivo bairro portuense, sublinhando os pontos preferidos.
Estão disponíveis três vídeos que até agora incluem uma argentina co-proprietária de um café, que fala sobre o bairro do Bomfim, dois fundadores de uma revista de moda, que ilustram a vida na Boavista, e um empresário/empreendedor, que é presidente da Federação Académica do Porto, que fala sobre o bairro Universitário.
Estes três ‘locais’, dos quais nenhum conta com o maravilho sotaque ou expressões que adornam as comunicações na Invicta, destacam em cada um dos três vídeos os seus quotidianos nos bairros, que são referidos como quarteirões, da Boavista, Bomfim e Universitário. A narração do vídeo é feita em inglês.
Apesar de os vídeos contarem com algumas atracções consideradas turísticas do Porto, a promoção do estilo de vida portuense nos diferentes bairros, ao estilo classe média, também pode ser interpretado como um vídeo de promoção imobiliária das diferentes zonas da cidade do Porto.
É esperado o lançamento dos vídeos sobre o bairro Atlântico, a zona histórica, a Baixa, a República e Campanhã, sendo que o vídeo referente ao bairro Atlântico será lançado amanhã, na estreia do programa, elevando a expectativa em relação ao conteúdo, por ser criado pelo professor Hélder Pacheco, professor de história social e cultural do Porto, e por Gaspar Leite, fundador do festival de teatro Alavanca.
O evento vai ter uma mesa redonda com o tema “O Porto visto por quem o vive” que vai ser moderada pela vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, e que vai ter a participação de Hélder Pacheco e Gaspar Leite.
O comunicado indica que este projeto da Câmara do Porto “reforça a estratégia de promoção do destino baseada na organização da cidade em oito quarteirões, propondo, assim, a descentralização dos fluxos turísticos, a valorização da autenticidade local e o equilíbrio entre a experiência dos visitantes e a qualidade de vida dos residentes”.
Veja também: Airbnb delega à Câmara do Porto a monitorização de alojamentos ilegais
Consulte aqui o microsite no VisitPorto.





