O Grupo Air France-KLM, que comprou 19,9% da SAS – Scandinavian Airlines em Agosto do ano passado, vai aumentar a sua participação para 60,5%, através de uma aquisição integral das participações detidas pela Castlelake e pela Lind Invest.
O Estado dinamarquês manterá a sua participação de 26,4% e os seus lugares no Conselho de Administração.
A conclusão do negócio, que está sujeito à obtenção de todas as autorizações regulatórias necessárias e ao cumprimento de condições precedentes, está prevista para o segundo semestre de 2026.
O montante do investimento previsto pelo Grupo Air France-KLM na SAS será determinado “com base no desempenho financeiro mais recente da SAS – incluindo o EBITDA e a Dívida Líquida”.
A aquisição desta participação maioritária dará à Air France-KLM o controlo da SAS, que passará a ser uma subsidiária do Grupo Air France-KLM.
O Grupo Air France-KLM, após a conclusão do negócio, passará a ter a maioria dos lugares no Conselho de Administração da transportadora escandinava.
O grupo franco-neerlandês sublinha que o seu interesse neste negócio “é motivado pela melhoria significativa do desempenho financeiro e operacional da SAS, pelo sucesso da actual cooperação comercial, bem como pela confiança do Grupo no potencial a longo prazo da transportadora escandinava”
No ano passado, após a aquisição de 19,9%, a Air France e a KLM iniciaram acordos de code-share e interline com a SAS, uma cooperação comercial que foi reforçada em Setembro com a entrada da companhia escandinava na aliança de companhias aéreas SkyTeam. Clique para ler: Grupo Air France-KLM conclui aquisição de 19,9% da SAS e reforça acordo de codeshare.
Citado num comunicado, o CEO da Air France-KLM, Benjamin Smith, garantiu que “esta operação irá beneficiar” os clientes do grupo e todos os escandinavos, que “irão usufruir de uma conectividade melhorada”.
Benjamin Smith acrescentou que as equipas da SAS “vão juntar-se a um grupo de companhias aéreas unidas por um compromisso partilhado com a excelência e um futuro mais sustentável para o transporte aéreo”.
Anko van der Werff, presidente e CEO da SAS, afirmou que a integração no Grupo Air France-KLM significará “estabilidade” e “permitirá uma integração industrial mais profunda”, com “o apoio total de um dos principais grupos aéreos do mundo”.
“Esta consolidação fortalece a capacidade da SAS de ligar a Escandinávia com o mundo — e o mundo com a Escandinávia —, posicionando Copenhaga como o nosso hub global para a região, ao mesmo tempo que mantemos operações fortes e estratégicas em Oslo e Estocolmo”, acrescentou Van der Werff.
Para aceder ao site do Grupo Air France-KLM clique aqui.





