A Catalunha aprovou a expansão do Aeroporto de Barcelona – El Prat, que custará 3,2 mil milhões de euros e aumentará a sua capacidade para 70 milhões de passageiros por ano.
A expansão, que será paga pela gestora aeroportuária Aena, prevê uma ampliação de 500 metros na pista virada para o mar (24L-06R), que chegará assim aos 3.160 metros.
Com a ampliação, a pista terá capacidade para descolagens e aterragens de aviões de longo curso sem restrições.
O reforço da capacidade operacional exigirá a construção de um novo terminal satélite e a renovação dos Terminais 1 e 2, bem como melhorias nas instalações de estacionamento e na pista existente.
O início das obras de expansão está previsto para 2030 e a conclusão, para 2033.
As autoridades planeiam solicitar a aprovação da Comissão Europeia até 2028, antecipando uma resposta no mesmo ano sobre as áreas protegidas.
Em 2024, o Aeroporto de Barcelona – El Prat recebeu 55,03 milhões de passageiros, mais 4,5% que em 2019, chegando assim ao que declara ser o seu limite de capacidade.
O presidente da Catalunha, Salvador Illa, citado pela Reuters, afirmou que a expansão do aeroporto é fundamental para que este se torne um importante hub de ligações intercontinentais, oferecendo mais voos da Ásia e das Américas para atrair talento e investimento, enquanto Espanha procura concentrar-se num menor número de turistas mais ricos.
“Acredito que o projecto é tecnicamente o melhor e mais equilibrado, e estou satisfeito com a ambição das medidas e as compensações ambientais associadas”, acrescentou Salvador Illa.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios