spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Pestana Hotel Group facturou mais de 650 milhões de euros em 2024

O Pestana Hotel Group anunciou hoje em comunicado que facturou 651,5 milhões de euros em 2024, mais 17% que em 2023, sem revelar o resultado operacional.

Há um ano, em conferência de imprensa, o grupo anunciou que tinha alcançado lucros de 105 milhões de euros em 2023, menos 4% que os lucros de 109,5 milhões de euros registados em 2022.

Este ano, em comunicado, o Pestana Hotel Group indica apenas as receitas e a evolução do EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e provisões) em 2024, que subiu 33% em relação aos 189 milhões de euros registados em 2023, o que significa que terá superado os 250 milhões de euros.

A empresa, que se apresenta como o “maior grupo multinacional de origem portuguesa no sector do turismo”, sublinha que a hotelaria “manteve-se como principal motor de crescimento, representando cerca de 65% das receitas totais do grupo”, mas nada indica relativamente a indicadores de desempenho, como taxa de ocupação média, dormidas, hóspedes, preço médio e RevPAR (receita média por quarto disponível).

O sector imobiliário, com a marca Pestana Residences, “consolidou a sua relevância”, tendo representado 19% das receitas. As outras actividades, designadamente o Pestana Vacation Club, o golfe e a Empresa de Cervejas da Madeira, representaram 16% das receitas.

A nota de imprensa destaca ainda uma “melhoria das condições remuneratórias” dos trabalhadores em 2024, com “uma actualização salarial média de 9% nas remunerações base” e uma “partilha de resultados, tendo sido distribuídos, em média, dois salários extra” por trabalhador.

O Pestana Hotel Group sublinha ainda que, em 2024, “prosseguiu com a modernização e renovação de vários activos, tais como o Pestana Blue Alvor Beach, as aquisições do hotel Pestana Orlando Suites – Lake Buena Vista, reforçando assim a sua presença internacional, e da Quinta Perestrello no Funchal”.

“Paralelamente, foi desenvolvido um conjunto de projetos na área imobiliária sob a marca Pestana Residences, com destaque para a conclusão do empreendimento Madeira Acqua Residences”, acrescenta a nota de imprensa.

O grupo actualizou, em 2024, “sistemas críticos de gestão, sobretudo nas áreas operacional, comercial e financeira”, com um investimento de 10 milhões de euros, que também incluiu “a renovação de todo o sistema de front-office dos hotéis, do site pestana.com e outros investimentos que permitem melhorar o conhecimento e a comunicação com os clientes de forma a personalizar as ofertas”.

A empresa destaca ainda que está a medir a sua pegada carbónica desde 2020 e pretende reduzir as emissões de carbono em 37% até 2030, considerando 2019 como ano base.

“Até 2023, na área da hotelaria, o grupo já alcançou uma redução de 25% de redução nas emissões de âmbito 1 e 2, fruto de um investimento acumulado de 16 milhões de euros em projectos de eficiência energética e hídrica, instalação de painéis fotovoltaicos e projectos de redução de consumo de água por recurso a fontes alternativas ou circularidade, incluindo a utilização de uma dessalinizadora do Alvor e reutilização de águas residuais para rega de campos de golfe no Algarve”, sublinha o comunicado.

Para mais notícias clique: Empresas e Negócios

Para aceder ao site do Pestana Hotel Group clique aqui.

- Publicidade-
- Publicidade -