spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Roadshow “Os Especialistas”: oferta e feedback dos fornecedores

Os fornecedores das empresas e dos destinos turísticos que participaram no roadshow “Os Especialistas” fizeram um balanço desta edição do evento ao PressTUR, destacando a oportunidade de apresentar a oferta a um grande número de agentes de viagens em várias cidades, de Norte a Sul de Portugal.

Porto, Braga, Coimbra, Tomar e Lisboa foram as cinco cidades por onde passaram “Os Especialistas” este ano, de 24 a 28 de Fevereiro.

Optigest
A Optigest, representanda em Lisboa por Beatriz Leite e Alexandra Marques, comerciais para as zonas Norte e Sul, respectivamente, participou no roadshow, durante o qual apresentou o seu produto, promovendo a sua diferenciação.

“O nosso produto base é o sistema de gestão e facturação para agências de viagens”, começou por dizer Beatriz Leite ao PressTUR. “É uma solução essencial para o dia-a-dia de uma agência, quer a nível de facturação, sendo obrigatória, bem como a nível de gestão do dia-a-dia, com reservas, compras, vendas…”.

Em relação ao que diferencia esta plataforma, Beatriz Leite destaca a “proximidade que temos com o cliente, temos uma equipa de apoio dedicada ao cliente”, bem como o facto de “estamos constantemente a melhorar a ferramenta que promovemos”.

Sobre a participação no roadshow, Beatriz Leite destacou que “grande parte dos participantes já são nossos clientes, no fundo, consolidamos a ideia de que temos uma proximidade com o mercado”. A comercial da zona Norte de Portugal acrescentou ainda que o feedback dos agentes “deixa-nos realmente muito felizes” porque “estão contentes com a plataforma”.

Tailândia
A Autoridade de Turismo da Tailândia, representada por Rosário Louro, escolheu apresentar os destinos menos visitados do país. “Estamos a sensibilizar os agentes de viagens para desfocarem dos destinos tradicionais. Normalmente pede-se Banguecoque, Phuket, Krabi, e nós estamos a tentar que as pessoas percebam que há outros destinos na Tailândia e que não vale a pena concentrarem-se só nos destinos massificados”.

Ko Chang e Koh Kood, no Golfo da Tailândia, Khao Sok, Koh Samui, Pattaya, e o Norte da Tailândia são alguns dos pontos menos visitados do país, que o Turismo da Tailândia está a divulgar aos agentes de viagens.

“Estamos a sensibilizar e a fazer contactos com os agentes para ver se precisam de apresentações, para depois, com mais calma, não no meio desta confusão, podermos dar uma ideia de quais são os outros destinos da Tailândia que também devem começar a procurar”, sublinhou Rosário Louro em declarações ao PressTUR.

“A Tailândia participa nestes eventos praticamente desde o princípio e, ao contrário do que se possa pensar, isto vai melhorando de ano para ano”, sublinhou a responsável do Turismo da Tailândia. “Vai melhorando em vários aspectos, primeiro porque é um formato ao qual todos os agentes em Portugal aderiram e é, de longe, o roadshow que chega a mais gente. Por outro lado, as agências vão renovando o pessoal e, portanto, acabamos por verificar que há muita gente nova”.

“Sentimos que cada vez vêm mais. O saldo este ano foi muito positivo, mesmo Tomar, que era um sítio onde não havia muita expectativa, teve imensa gente”, acrescentou Rosário Louro. “Isto permite-nos organizar apresentações presenciais nesses sítios, para grupos de agências, e nessas apresentações já conseguimos, com mais calma e mais detalhe, tentar desfocar dos destinos tradicionais”.

Intermundial
A Intermundial, seguradora representada em Portugal por José Ramos, com mais de uma década de participação no roadshow “Os Especialistas”, apresentou um novo plano de incentivo para as agências de viagens.

“Este ano, a nossa campanha passou pelo Interclub, que é um programa de incentivo às agências”, sublinhou José Ramos. “Vamos lançá-lo agora, em meados de Abril, e vai trazer incentivos com comissionamento extra, ou seja, as agências que estão fidelizadas connosco vão ter benefícios e uma carteira para ter mais comissão sobre as vendas”.

O agente de viagens, ao longo do ano, faz o seu registo de vendas e recebe uma percentagem de acordo com o patamar onde estiver posicionado, tendo cinco níveis, o primeiro dos quais sem comissão, mas com acesso a campanhas e ofertas, o segundo com 0,25% de comissão, o terceiro com 1%, o quarto com 1,5% e o nível 5 com 2%. Às comissões acrescem outras mais-valias de acordo com o nível no qual o agente está posicionado.

Em relação a esta edição do roadshow “Os Especialistas”, José Ramos afirmou que esta “foi provavelmente das edições com mais presenças”, explicando que “esgotámos todos os sítios onde estivemos, em Braga tivemos que montar duas mesas extra para nós porque já não havia para mais ninguém”. O executivo defende que este roadshow “é o melhor evento do sector turístico”.

Magnet
Nídia Gouveia, do consolidador Magnet, destacou que a empresa “tenta sempre adaptar-se ao mercado”, com “foco nas agências não-IATA”, mas actualmente com a renovação da plataforma, “temos o conteúdo NDC ligado e estamos a tentar levar essa informação às agências IATA”.

“Nós conseguimos ter alguma coisa para todas as agências, a principal é a autonomia de emissão para quem não tem IATA”, destacou a executiva.

Em relação à evolução do evento, Nídia Gouveia afirmou que quando começou a participar no roadshow “há uns anos”, os participantes “nem tinham bem noção do que era um consolidador e tinha de fazer uma explicação muito detalhada do que era o serviço”.

“Hoje em dia, noto, e acho que muito graças ao roadshow «Os Especialistas», que as pessoas já estão muito mais à vontade com esta informação, com o conceito em si”, sublinhou a executiva.

O trabalho passa por comunicar “as vantagens do serviço, as questões que se prendem com o atendimento de emergência que temos, que é 24h, a nova plataforma, questões que têm a ver com a diferença do nosso serviço em relação a outros consolidadores”, que a profissional considera ser “especificamente a qualidade do atendimento”.

Na Magnet, explicou, “fazemos um questionário de satisfação anual, fazemos questão de enviar essas perguntas aos nossos clientes e usamos esse questionário como base de trabalho para o ano seguinte”, no qual “tentamos trabalhar as questões que nos levantaram, para que o questionário esteja sempre com nível ‘óptimo'”.

World2Meet
Marco Almeida, comercial da World2Meet, apresentou as novidades do banco de camas World2Meet Next. “Viemos promover o nosso banco de camas. Já é o nosso oitavo ano no roadshow «Os Especialistas» e é oportuno porque encontramos praticamente metade do mercado neste evento, conseguimos falar com mais de mil agentes durante todo o evento, de Norte a Sul do país, portanto é um momento importante para antecipar as vendas”.

Em relação à oferta de hotelaria, Marco Aldeia sublinhou os “contratos directos, nomeadamente cadeias Iberostar, cadeias onde temos garantias, onde temos depósito, onde somos competitivos” e as mais-valias da empresa como o seu “produto, serviço, competitividade e tecnologia”.

Sobre a participação no roadshow, Marco Almeida afirmou que tem sido “fantástico, casa cheia em todas as datas e por todos os lugares por onde passámos, portanto é um evento marcante”.

Além de dar a conhecer a oferta, o trabalho também passa por um “processo contínuo de monitorização de preços, produtos, novidades, e conseguimos reunir essa informação durante este evento”.

África do Sul
A representar o turismo da África do Sul esteve presente o conselheiro da Embaixada da África do Sul em Portugal, Carl Le Roux, bem como Cristina Rodrigues e Alexandra Mendonça da secção de turismo da Embaixada.

“Focámo-nos no mercado para o turista específico, e para o mercado português promovemos o produto safari, que é o ideal”, sublinhou Carl Le Roux.

As apresentações focaram-se também “nas diferentes áreas nas quais os portugueses possam estar interessados, como Cape Town, Western Cape, os vinhedos, e também as áreas antigas relacionadas com os Descobrimentos”, oferecendo como exemplo a réplica da caravela de Bartolomeu Dias no Museu Marítimo de Mossel Bay.

Para os mais aventureiros, o Norte do país tem outro mundo e outros cenários para conhecer, indicou Carl Le Roux. A África do Sul “é o mundo num só país” e “um produto fácil de vender porque é um país muito bonito”.

Em relação ao roadshow “Os Especialistas”, o conselheiro da Embaixada afirmou que, com “cerca de 1.000 agentes em quatro dias”, este “é um dos principais eventos de turismo” para a África do Sul em Portugal, explicando que “temos três eventos principais, este é o segundo maior, a BTL é o primeiro, e depois temos uma versão mais pequena com temas independentes”.

Melair
A Melair marcou presença no evento, representada por Sandrine Nogueira, comercial para todo o país e ilhas, para dar a conhecer a oferta das companhias Royal Caribbean, Celebrity Cruises e Azamara Cruises.

“A Royal Caribbean é mais para famílias, costumamos dizer que é ideal dos seis meses até aos 100 anos”, enquanto “a Celebrity é a companhia premium para casais, com filhos também, mas sobretudo para casais, lua-de-mel, aniversários”, começou por dizer Sandrine Nogueira. “Na Azamara, o nosso cliente é mais sénior, são ‘boutique hotels’ nos quais conseguimos chegar, pelo facto de serem navios mais pequenos, a portos que os outros não chegam”.

A curiosidade por parte dos agentes de viagens incide sobre temas como “promoções, crianças, qual é a companhia para famílias, produto, onde estão posicionados os nossos navios, novidades sobre navios, inaugurações, navios novos”, entre outras novidades.

Sobre a participação no roadshow, Sandrine Nogueira garantiu que “foi espectacular”. Os roadshows “Os Especialistas” para a responsável da Melair “são sempre uma semana muito produtiva, muito boa, na qual os agentes de viagens aderem, querem saber novidades, e para nós é óptimo, a organização está de parabéns”.

Soltour
Rui Machado, comercial da Soltour para a zona Norte, descreveu a estratégia do operador turístico neste roadshow, explicando que “em Lisboa interessou-nos muito promover o voo exclusivo da Soltour para Samaná”, no avião da Iberojet, e dar a conhecer que estão a comercializar a classe executiva.

Outros destaques da Soltour incluem a programação para a Eslovénia, com partida no dia 23 de Junho, de Lisboa, com circuitos pela Eslovénia e Croácia, os voos “Lisboa-Enfidha, Hammamet, que é uma novidade que temos para este ano”, além de toda a programação para “Caraíbas, Ilhas Baleares, Canárias, Cabo Verde, Albânia”.

“No Porto temos como novidade também a Eslovénia, com uma partida na Páscoa a 16 de Abril, que está super interessante, é um city break, um programa de cinco dias e quatro noites” e “temos também duas partidas para esta operação da Eslovénia, oito dias e sete noites, a 30 de Junho e 1 de Setembro”.

Outros destaques incluem “os voos Porto-Monastir” e a Costa Dourada com a particularidade de ser com voos para Reus. A Costa Dourada é normalmente comercializada com voos para Barcelona e “a Soltour diferencia-se ao fazer o charter para Reus, que é um aeroporto bem mais próximo, por exemplo, de Salou”.

Sobre a participação no roadshow “Os Especialistas”, Rui Machado afirmou que “é sempre excelente, é uma aposta ganha”. A Soltour “não está aqui desde o início, está há menos tempo, mas adora este evento”, sublinhou o responsável. “Conseguimos falar com muita gente, Porto, Braga, Lisboa, são sempre um sucesso, sempre casa cheia, principalmente esses, e este ano ainda se foi também a Tomar”.

Amadeus
A Amadeus, representada por Augusta Carvalho, marcou presença no seu segundo roadshow “Os Especialistas” e, de acordo com a responsável, a participação na próxima edição também já está prevista.

“Superou as expectativas em todas as cidades”, afirmou Augusta Carvalho. “Tivemos grande interesse por parte dos agentes de viagens”, que já ultrapassaram uma espécie de ‘pé atrás’ em relação a soluções de tecnologia.

O objectivo da participação neste roadshow foi “tentar perceber se o mercado, estas micro e médias empresas, está receptivo às nossas soluções tecnológicas, e sim, estão”. A promoção neste evento foi muito focada “na nossa plataforma de hotéis e transferes” e na oferta de NDC no sistema Amadeus.

Em relação ao roadshow, Augusta Carvalho afirmou ao PressTUR que é uma boa oportunidade para descentralizar, porque a Amadeus, desde a pandemia, que deixou de fazer grande parte das deslocações às agências, e “se olharmos para o roadshow dos Especialistas, que é algo com menos fornecedores, conseguimos estar mais tempo com os nossos clientes”, permitindo tirar dúvidas, apresentar novidades e fazer “muitos contactos”.

Veja também: “Os Especialistas” voltam à estrada de 24 a 28 de Fevereiro

Saiba mais na página do evento.

- Publicidade-
- Publicidade -