spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Venda de voos cresce mais do que a oferta. “Estamos a perder oportunidades” – Willie Walsh, IATA

A venda de voos em todo o mundo está a crescer mais do que a capacidade, uma situação que, segundo o director-geral da IATA, Willie Walsh, mostra como os atrasos no fabrico de aeronaves estão impedir as companhias aéreas de crescer.

O aumento da procura superou em 2,4 pontos percentuais o aumento da capacidade disponibilizada pelas companhias aéreas e as taxas de ocupação dos voos estão em níveis recorde. Isto significa que “as companhias aéreas estão a perder oportunidades”, sublinhou Willie Walsh.

O executivo defende que as companhias estão “a perder oportunidades de servir melhor os clientes, de modernizar os seus produtos e de melhorar o seu desempenho ambiental, porque as aeronaves não estão a ser entregues a tempo”

“A resolução de Ano Novo de 2025 para o sector do fabrico aeroespacial deve ser encontrar uma solução rápida e duradoura para os seus problemas de cadeia de abastecimento”, frisou o director da IATA.

As declarações de Willie Walsh acompanham a divulgação dos dados mais recentes sobre o tráfego aéreo mundial, recolhidos e apresentados pela IATA, associação internacional de companhias de aviação, que reivindica a representação de mais de 80% do tráfego aéreo global, incluindo cerca de 330 companhias.

Recorde de ocupação

Os dados mostram que, em Novembro, a procura por voos em todo o mundo aumentou 8,1% em relação ao mês homólogo do ano anterior, medida em RPK (número de passageiros multiplicado pelo número de quilómetros voados – Revenue Passenger x Km).

O aumento da procura em Novembro foi 2,4 pontos percentuais superior ao aumento da capacidade, que foi de 5,7%, medida ASK (número de lugares multiplicado pelos quilómetros voados – Available Seat x Km).

A taxa de ocupação dos voos bateu um novo recorde em Novembro, ao atingir os 83,4%, o que corresponde a um crescimento de 1,9 pontos percentuais em relação a Novembro de 2023.

Na análise aos voos internacionais, os dados da IATA mostram que o tráfego medido em RPK aumentou 11,6%, superando em 3 pontos percentuais o aumento de capacidade medido em ASK, que foi de 8,6%. A taxa de ocupação subiu 2,3 p.p., para 83,4%.

O crescimento do tráfego aéreo em voos internacionais foi impulsionado pelas companhias aéreas da Europa e da região Ásia e Pacífico. Clique para ler: Procura por voos internacionais na Europa subiu 9,4% em Novembro.

Para aceder ao site da IATA clique aqui.

- Publicidade-
- Publicidade -