spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Portugal e Espanha vão assinar acordos para construir pontes Alcoutim-Sanlúcar e Nisa-Cedillo

Portugal e Espanha vão formalizar na próxima semana os acordos para a construção das pontes de Nisa e Alcoutim, que terão financiamento europeu e que têm sido anunciadas em sucessivas cimeiras entre os dois países.

Os acordos serão assinados na cimeira luso-espanhola em Faro, a 23 de Outubro, de acordo com uma notícia da agência Lusa citada na imprensa portuguesa (para ler no “Observador” clique aqui).

As duas pontes internacionais serão entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana (sobre o Guadiana) e entre Nisa e Cedilho (rio Sever), segundo informação divulgada no website do Governo espanhol, citada pela Lusa.

A ponte sobre o rio Sever vai ligar o município de Nisa, no Alentejo, a Cedillo, na Extremadura espanhola, e inclui mais de 12 quilómetros de vias rodoviárias que permitirão reduzir 85 quilómetros no percurso que actualmente é preciso fazer por estrada entre as duas localidades.

A ponte sobre o Guadiana vai unir Alcoutim, no Algarve, com Sanlúcar de Guadiana, na Andaluzia, duas povoações que estão frente a frente, mas que dispõem apenas, actualmente, de ligação por barco entre elas. O percurso por estrada vai reduzir-se em 70 quilómetros em relação ao que é possível fazer hoje.

A agência de notícias recorda que Portugal e Espanha já tinham assinado em 4 de Novembro de 2022, numa cimeira em Viana do Castelo, um compromisso para a construção até 2025 das duas pontes.

A Lusa recorda que Portugal destinou nove milhões de euros de fundos europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para cada uma destas pontes internacionais e os concursos para a construção das duas infraestruturas já tinham sido lançados pelas autoridades portuguesas.

As duas ligações estão inscritas na Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriça que Portugal e Espanha acordaram em 2020.

Para mais notícias clique: Destinos

- Publicidade -
- Publicidade -