As agências de viagens IATA portuguesas venderam em Agosto mais cerca de 7,3 mil bilhetes de avião que um ano antes, mas o valor total de vendas no mês foi cerca de 340 mil euros inferior.
Dados do BSP (do inglês para Billing and Settlement Plan, sistema gerido pela IATA) a que o PressTUR teve acesso indicam que em valor se registou uma estagnação em baixa em relação a Agosto de 2023, com um decréscimo em 0,4%.
Ainda assim, no conjunto dos primeiros oito meses deste ano o montante de vendas está com aumento em 2,4% ou mais 16,53 milhões de euros, totalizando quase 700 milhões (692,9 milhões).
Trata-se do maior valor para este período do ano, e com a particularidade de só num mês as vendas terem ficado abaixo de 80 milhões, e mesmo assim tendo somado 79,8 milhões.
E no mês Agosto, apesar da ligeira queda, as vendas das agências de viagens atingiram o segundo maior montante de sempre para este mês, que se caracteriza por ser dos mais fortes em viagens, mas não em vendas, pois as compras são efectuadas com antecedência.
A ligeira queda do montante total de vendas apesar de um aumento do número de bilhetes vendidos indica uma queda do valor médio dos bilhetes vendidos, com um decréscimo em cerca de 2%, para aproximadamente 426 euros.
Esta situação, porém, não se traduz necessariamente em descida dos preços dos bilhetes. A causa pode estar simplesmente num desvio de tráfego, de rotas mais dispendiosas, por exemplo de longo curso, para outras menos dispendiosas, como voos domésticos ou internacionais de médio curso.
No conjunto dos oito meses de Janeiro a Agosto, o número de bilhetes vendidos tem aumento em 2,7% e o montante de vendas sobe 2,4%, indiciando um valor médio em estagnação em baixa de 412,5 euros, menos 1,2 euros ou menos 0,3% que há um ano.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site da IATA clique aqui.





