O número de bilhetes de avião vendidos por agências de viagens corporate ou travel management companies (TMCs) dos Estados Unidos caiu 3% em Março, de acordo com dados da ARC — Airlines Reporting Corp — que funciona como o BSP em Portugal e outros mercados.
Segundo a ARC, que aliás dedica a sua homepage a anunciar a TAP como a nova participante no sistema, as agências participantes realizaram vendas em Março no montante de 9,4 mil milhões de dólares, em baixa de 3% relativamente ao mês homólogo de 2023.
Em número de voos vendidos a queda foi ligeiramente menor, em 1%, para 25,6 milhões, pela queda de 4% em viagens internacionais, para 9,8 milhões, atenuada por um aumento e 1% nas domésticas, para 15,8 milhões.
A ajudar a equilibrar o balanço esteve também o preço médio, que subiu 2%, para 571 dólares.
É provável que a queda em Março, que também aconteceu em Portugal, (clique para ler: Agências de viagens realizaram mais 12 ME em vendas BSP no 1º trimestre, apesar de quebra em Março) decorra de um efeito calendário, por a Páscoa ser este ano uma semana mais cedo que em 2023.
A informação da ARC assinala também que apesar da queda no mês de Março, as vendas no conjunto do primeiro trimestre aumentaram 3% em valor e 5% em número.
Para aceder ao site da ARC clique aqui.