spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Air France-KLM comprará participação de 19,9% na SAS

O Grupo Air France-KLM vai adquirir uma participação de 19,9% na companhia aérea escandinava SAS, que abriu falência no ano passado e está actualmente em reestruturação.

O grupo franco-neerlandês integra um consórcio liderado pela empresa americana de private equity Castlelake e pela Lind Invest que venceu o processo de solicitação de financiamento da SAS.

O consórcio investirá juntamente com o Estado dinamarquês 1,175 mil milhões de dólares na companhia aérea escandinava. Do total, 475 milhões de dólares serão em acções ordinárias e 700 milhões de dólares serão em obrigações convertíveis garantidas.

O investimento da Air France-KLM representará um total de 144,5 milhões de dólares, dos quais 109,5 milhões de dólares serão para acções ordinárias e 35 milhões de dólares serão obrigações convertíveis garantidas.

Após a conclusão do negócio, sujeito a aprovações pelas entidades reguladoras, a Air France-KLM terá até um máximo de 19,9% de participação não controladora no capital social da SAS AB reorganizada.

O comunicado sublinha que o negócio também prevê a saída da SAS AB da Star Alliance, após o que o grupo franco-neerlandês procurará estabelecer uma cooperação comercial entre as suas companhias aéreas e a transportadora escandinava.

Citado na nota de imprensa, Benjamin Smith, CEO da Air France-KLM, afirmou que o negócio “permitirá à Air France-KLM melhorar a sua posição nos países nórdicos e melhorar a conectividade para os viajantes escandinavos e europeus”.

- Publicidade-
- Publicidade -