A companhia aérea espanhola Binter, que faz nomeadamente os voos entre a Madeira e Porto Santo, bem como liga a Madeira com as Canárias, anunciou que encomendou seis aviões à fabricante brasileira Embraer, com entregas entre Agosto de 2024 e o primeiro semestre de 2025.
A informação indica que a encomenda é de aviões Embraer E195-E2 e que os novos aparelhos irão juntar-se aos 16 do mesmo modelo que a Binter conta ter ao seu serviço em 2025 e que o presidente da companhia, Rodolfo Núñez, diz ser uma “aeronave muito apreciada pelos nossos passageiros, especialmente pelo conforto e desempenho a bordo, além de ser silenciosa”.
O executivo destacou ainda que os E195-E2 vão permitir à Binter “avançar em nosso compromisso firme de redução das emissões de CO2, sendo perfeita para o crescimento de nossa empresa”.
Martyn Holmes, CCO da Embraer Commercial Aviation, também citado em comunicado, afirmou que “os melhores pedidos são os que se repetem, e este é o quarto pedido de E2 da Binter”.
“Na Embraer, estamos muito satisfeitos com essa parceria e parabenizamos a companhia aérea canária por seu contínuo sucesso”, acrescentou.
Um comunicado da Binter apresenta os E195-E2 como “a aeronave mais ampla e moderna da família de jatos comerciais bimotores de médio alcance E-Jet E2” e refere que a sua encomenda foi com “a mesma configuração especial de 132 assentos em classe única, proporcionando um confortável espaço entre as fileiras de 79 centímetros”.
“O interior do E2 é uma referência na indústria aeronáutica, graças à sua configuração de assentos em 2+2, sem assento central, e seu compartimento superior pode ser adaptado para acomodar até uma mala de mão por passageiro, duplicando a capacidade dos jatos regionais convencionais”, acrescenta.
A companhia espanhola diz ainda que “os E-Jets E2 são jatos de corredor único que se destacam pela redução de ruído, além de serem limpos e eficientes, oferecendo melhorias significativas não apenas em termos de consumo de combustível, mas também em custos de manutenção”.