As vendas de voos regulares pelas agências de viagens portuguesas ficaram em Abril abaixo da pré-pandemia pela primeira vez este ano, mas mantendo-se acima dos 80 milhões de euros e com subida a dois dígitos em relação ao ano passado.
Dados do BSP (sigla com origem na denominação em inglês, Billing and Settlement Plan), sistema de intermediação entre companhias aéreas e agências de viagens gerido pela IATA, indicam que as vendas em Abril totalizaram 82,27 milhões de euros, +16,1% ou mais 11,4 milhões que no mês homólogo do ano passado, mas 6,7% ou 5,9 milhões abaixo de Abril de 2019, pré-pandemia.
E assim Abril foi o primeiro mês deste ano em que as vendas BSP ficaram abaixo da pré-pandemia, não impedindo, no entanto, que no conjunto do quadrimestre estejam acima do período homólogo pré-pandemia em 3,1% ou dez milhões de euros.
A informação a que o PressTUR teve acesso mostra que Abril foi assim o 4º melhor mês desde a pandemia e segue-se ao melhor mês de sempre em vendas BSP, com o montante de 98,9 milhões de euros em Março.
E aqui estará, eventualmente, a explicação para o abrandamento em Abril, de acordo com fontes contactadas pelo PressTUR, que admitem que tenha havido uma concentração em Março das vendas para a Páscoa, acarretando uma redução em Abril.
No conjunto dos dois meses (Março e Abril), as vendas BSP ascenderam a 181,17 milhões de euros, que representam um aumento em 3,4% ou 5,97 milhões relativamente ao bimestre homólogo de 2019, pré-pandemia.
Ver também:
Agências venderam mais de 840 mil bilhetes de avião no primeiro quadrimestre