A Iberia retirou dos seus aviões embalagens, recipientes e outros artigos descartáveis feitos em plástico, com o que espera reduzir este ano até 200 mil quilos de plástico dos seus voos.
A companhia aérea substituiu os talheres, as palhinhas e outros utensílios por outros feitos de materiais como bambu ou papel. Os cobertores e as mantas passaram a estar envolvidos em faixas de cartão em vez de sacos de plástico.
A Iberia também eliminou as embalagens plásticas dos auscultadores, dos kits infantis e de outros itens de oferta e também passou a utilizar sacos com plástico mais fino para a recolha de cobertores, mantas e almofadas durante a limpeza das aeronaves.
Além destas medidas, os copos plásticos e algumas embalagens de alimentos serão substituídos ao longo deste ano por alternativas mais sustentáveis.
A redução do plástico a bordo dos aviões da Iberia foi complementada por uma acção semelhante em terra. A companhia informou que nos Lounges Premium do aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, as latas e recipientes de plástico foram eliminados e substituídos por vidro reutilizável.
Além desta medida, a Iberia solicitou aos fornecedores que priorizem o formato a granel em alguns produtos.
Com estas medidas em terra, o desperdício foi reduzido em quase um milhão de latas e 200 mil embalagens plásticas por ano.
A Iberia acrescenta que no ano passado reciclou 43% dos resíduos gerados a bordo e incorporou a recolha selectiva de vidro a bordo através do seu projeto Zero Cabin Waste, que permitiu a reciclagem de 62 toneladas desse material.
Outra área em que a companhia aérea está a trabalhar é na renovação da frota, privilegiando aeronaves entre 15% e 25% mais eficientes que os aviões que substituem.
A transportadora também tem vindo a substituir os jornais e revistas em papel por formatos digitais, o que permitiu reduzir o peso e as emissões de CO2 em 615 toneladas por ano.