O director de Vendas da Iberia para Portugal, Espanha e Norte de África, Antonio Linares, revelou ao PressTUR que as vendas nas rotas de Portugal estão a recuperar acima do esperado e que, a seguir a Madrid, São Paulo é o destino mais procurado.
De um modo geral o longo curso está “mais forte” que os voos de médio curso e domésticos, mas as rotas entre Portugal e Espanha são uma excepção. “Portugal continua muito forte”, disse Antonio Linares numa entrevista ao PressTUR em meados de Janeiro, na Fitur.
PressTUR: Como estão as vendas em Portugal este ano?
Antonio Linares: As vendas estão muito bem de um modo geral. Nós esperávamos que as rotas de curta distância e as domésticas, onde incluímos Portugal, fossem claramente superiores na recuperação face ao médio e longo curso. Mas o que aconteceu foi um pouco quase o contrário. Estamos a ver o longo curso mais forte, o médio curso a acompanhar e a curta distância e o doméstico um pouco mais deprimidos, um pouco menos recuperados. O que acontece é que o doméstico em Espanha está menos recuperado porque há alternativas de viagem, como os comboios de alta velocidade e os transportes inter-modais. Mas Portugal não tem essas facilidades com Espanha. Então Portugal continua muito forte. As vendas estão a recuperar e estão muito acima do que esperávamos em Abril/Maio, quando estávamos a sair dos impactos da Ómicron.
PressTUR: Como correu o ano passado?
Antonio Linares: No ano passado, face a 2019, estivemos melhor em volumes de receita em todas as operações, porque tivemos uma tarifa média que nos ajudou e uma procura elevada. As companhias aéreas têm custos com fuel muito elevados e a tarifa média conseguiu de certa forma mitigar o impacto da inflação e do custo do fuel. Em 2023 estamos a ver as coisas bastante positivas, embora existam incertezas geopolíticas designadamente com a guerra na Ucrânia. Temos cautela, mas estamos moderadamente optimistas.
PressTUR: Quais são os principais destinos dos passageiros da Iberia que voam à saída de Portugal?
Antonio Linares: Madrid, São Paulo Guarulhos, Cidade do México, Atenas e Palma de Maiorca.
Continua:
Agências e operadores são fundamentais para a Iberia – Antonio Linares, director de Vendas
Ver também:
Preços e procura vão continuar elevados este ano, prevê director de Vendas da Iberia para Portugal
Iberia aumenta oferta de lugares de/para Portugal em 14% este Verão





