A TAP informou hoje em comunicado que perspectiva cancelar até sete voos por dia entre o próximo dia 15 e o fim do ano, o que significa que admite cancelar mais de 300 voos na época de Natal e Ano Novo, não muito longe, portanto, dos 400 que constavam de uma informação do Sindicato dos Pilotos (SPAC).
A informação foi divulgada em comunicado três dias depois da ‘polémica’ na conferência de imprensa de apresentação dos resultados do terceiro trimestre, na quarta-feira, em que contestou o número de cancelamentos avançado pelo SPAC, mas sem especificar os seus planos.
No comunicado que divulgou hoje, a TAP evita dizer que vai reduzir a operação nesse período, optando pelo eufemismo “reajusta”, que diz dever-se a “vários constrangimentos”, dos quais cita “efeitos da mudança para o sistema de navegação Top Sky em Lisboa, migração do sistema de controlo aéreo em Marselha”, bem “absentismo previsto para o período de Natal e fim do ano e, ainda, por não ter sido possível fazer regressar um avião da Guiné-Conacri”.
A companhia especifica que “a alteração da operação de inverno” começará a 15 de Novembro e prolonga-se até 31 de Dezembro e acrescenta que nesse período poderão “ser cancelados, em média, até sete voos por dia” e que vai optar pelas “ligações com menor ocupação e para as quais existam várias alternativas disponíveis na rede TAP ou em companhias parceiras”.
A TAP também garante que “os passageiros afectados pelos voos cancelados serão informados directamente e de forma atempada pela TAP, com indicação da solução de viagem alternativa”.
A companhia também avança que tomou medidas “para evitar o cancelamento de voos adicionais, e manter a operação no máximo da sua capacidade”, designadamente “estender o contrato ACMI (sigla do inglês para designar aluguer que inclui avião, tripulação, manutenção e seguro) com a Air Bulgaria”.
“As equipas da TAP têm feito um trabalho exigente, cuidadoso e detalhado para analisar as restrições que este reajustamento provoca e proteger tanto os passageiros como a operação da TAP da melhor forma possível”, sublinha o comunicado, em que a TAP também anuncia estar “a preparar este reajustamento de forma proativa, pensando nos seus clientes e de forma a minimizar os cancelamentos de última hora”.
A terminar, a companhia “pede desculpas antecipadamente aos passageiros afectados, sabendo a importância que a época do Natal tem para todos os seus clientes” e afirma estar “a desenvolver esforços para garantir que todos possam fazer as viagens que planearam sem contratempos”.
Clique para mais notícias: TAP




