spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

1º trimestre de 2023: Chegadas internacionais atingem 80% dos níveis pré-pandemia

O Barómetro de Turismo Mundial da Organização Mundial de Turismo, das Nações Unidas, publicado quatro vezes por ano, indica que as chegadas internacionais nestes primeiros três meses de 2023 já estão com 80% daquilo que era verificado no mesmo período antes da pandemia.

O Barómetro destacou os bons resultados na Europa, que está com 90% dos números pré-pandemia, e no Médio Oriente (+15%), que foi a primeira região a registar níveis pré-pandémicos durante um único trimestre. As regiões de África, América e Ásia e Pacífico estão com respectivamente 88%, 85% e 54% dos números registados no período pré-pandemia.

Em relação a sub-regiões, o Mediterrâneo está em destaque, com o Sul do Mediterrâneo Europeu e o Norte de África com valores acima do que era verificado em 2019, respectivamente +1% e +4%.

Em comparação com o mesmo período de 2022, o turismo internacional cresceu 86%, de acordo com o relatório da OMT, e foram verificados mais do dobro do número de turistas, 235 milhões.

Em relação a facturação relacionada com o turismo internacional, este ano esse valor já ultrapassou a marca do bilião de dólares, mas mesmo assim encontra-se 64% abaixo daquilo que foi registado antes da pandemia.

No que concerne a previsões, a abertura do mercado asiático leva a prever um forte Verão no Hemisfério Norte.

O painel de especialistas da OMT indica que 70% dos especialistas esperam uma performance mais forte no período entre Maio e Agosto de 2023, mas a maioria acredita que o turismo internacional só vai voltar a ter os valores pré-pandémicos em 2024 ou mais tarde.

Em relação a tendências, é esperado que os turistas procurem uma boa relação qualidade-preço e que viajem para destinos mais próximos de casa durante este ano.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Últimas Notícias