spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Turismo português na Suíça superou em 19% os níveis pré-pandemia – Leslie Bent

As dormidas de portugueses nos hotéis da Suíça superaram em 19% os níveis pré-pandemia, com crescimentos expressivos nos destinos de montanha durante o ano e um ‘pico’ nas cidades durante o mês de Dezembro, graças aos Mercados de Natal.

Em entrevista ao PressTUR, a gestora do Turismo da Suíça em Portugal, Leslie Bent, destacou a importância do mercado português para atenuar a sazonalidade turística na Suíça, uma vez que visitam o país fora da época alta.

Fevereiro, Abril, Junho e Setembro são meses fortes em números de visitantes portugueses na Suíça, o que “é muito positivo a nível de sustentabilidade”, revelou Leslie Bent.

Ainda assim, houve um ‘pico’ de crescimento no final do ano. Em Dezembro, os hotéis suíços tiveram um aumento de 81% de dormidas de portugueses em relação a 2019, uma evolução que a gestora associa à atractividade dos Mercados de Natal e aos feriados de 1 e 8 de Dezembro em Portugal.

Além das cidades, a beleza natural da Suíça também está a atrair mais portugueses. Houve um aumento de 46,6% das dormidas de turistas portugueses nos destinos de montanha, em relação a 2019. “Isto mostra que os portugueses estão à procura da natureza quando viajam para a Suíça”, frisou a executiva.

No total, os hotéis suíços receberam no ano passado 76.407 hóspedes portugueses, um aumento de 16,8% em relação a 2019, que realizaram 160.792 dormidas, mais 18,6% que em 2019 e mais 23,4% que em 2022.

“Os números do mercado português não são muito grandes, mas é um mercado importante para a Suíça e está a crescer”, salientou Leslie Bent.

Além da distribuição dos visitantes pelo território e das viagens fora das épocas altas, a proximidade geográfica é outra característica relevante do mercado português para o Turismo da Suíça. “Estamos a focar-nos nas viagens de curta distância por questões de sustentabilidade”, explicou a responsável do turismo suíço.

A existência de um grande número de portugueses a viver na Suíça contribui para o turismo português no país. Depois do lazer, a segunda motivação mais indicada pelos portugueses que escolhem viajar para a Suíça é visitar amigos e familiares. “Talvez não fiquem em hotéis, mas fazem actividades e usam serviços turísticos. É muito importante”, destacou Leslie Bent.

No ano passado, os destinos com mais dormidas de portugueses em hotéis foram Genebra, Zurique e Meyrin. Seguiram-se Basileia e Lausanne.

Outro indicador destacado pela gestora do turismo suíço na entrevista ao PressTUR foi o aumento de 78% das vendas do Swiss Travel Pass a visitantes portugueses em 2023, para um total de cerca de 3.100. Trata-se de um bilhete único para viajar pela Suíça em transportes públicos (comboios panorâmicos, barcos e teleféricos) e para visitar museus e fazer excursões.

Depois de “um 2023 muito forte”, Leslie Bent perspectiva que o turismo português para a Suíça poderá voltar a crescer este ano, mas admite ter preocupações relacionadas com a inflação e perda de poder de compra. Aliás, a subida dos preços já levou a um ligeiro decréscimo da estada média dos portugueses no ano passado, mas o Turismo da Suíça está a desenvolver novos produtos para contrariar essa quebra. Clique para ler: Suíça promove-se como “lugar ideal” para desconectar e revigorar – Leslie Bent

Para aceder ao site do Turismo da Suíça clique aqui.

 

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img