Romaria de S. Martinho de Penafiel regressa hoje

10-11-2021 (15h10)

Foto: www.cm-penafiel.pt
Foto: www.cm-penafiel.pt

Evento centenário penafidelense mantém matriz centenária

O historiador de Penafiel Coelho Ferreira considera que a centenária romaria de S. Martinho, naquela cidade, mantém a matriz original, como grande ponto de compra e venda de produtos agrícolas e vestuário para o inverno.

Depois de suspensa em 2020, devido à pandemia de covid-19, a romaria regressa hoje, quarta-feira 10 de Novembro, e prolonga-se até dia 21, prevendo a organização que dezenas de milhares de pessoas acorram àquela cidade do distrito do Porto.

Citado pela Agência Lusa, o historiador explicou que o evento, por coincidir com o final de muitos trabalhos agrícolas, às portas do tempo frio, sempre serviu para o comércio de agasalhos, nomeadamente as samarras de Penafiel, e produtos agrícolas da época, com destaque para a castanha e o vinho verde novo.

A referência mais antiga ao evento, explicou, remonta a um documento de 1049, quando a feira se realizava na antiga paróquia de S. Martinho de Muazes, onde hoje ainda se situa a capela de Santa Luzia.

Em meados do século XVI, por altura da edificação da Igreja Matriz, dá-se a fusão de três paróquias da actual área da cidade de Penafiel: S. Martinho de Muazes, Espírito Santo e S. Bartolomeu de Louredo.

A designação da nova paróquia, contou, passou a ser S. Martinho de Arrifana, então um núcleo urbano em crescimento por estar a uma jornada do Porto (cerca de 30 quilómetros) e, por isso, ponto de paragem dos viajantes.

Já no foral de 1741 havia referências à importância da feira.

Por essa altura, indicou o investigador, foi também uma das maiores feiras de gado cavalar do país, tradição que prevaleceu muito anos, tendo o quartel militar da cidade e o exército como um dos principais clientes.

O historiador referiu, por outro lado, que o evento começou por ter um cariz religioso, dedicado ao padroeiro, para se transformar numa feira, sobretudo a partir do momento em que Penafiel, em 1741, passou a ser concelho, até alcançar o estatuto atual de uma das maiores romarias do país.

A componente de animação, assinala, também é antiga, embora tivesse moldes diferentes dos actuais.

A chegada do comboio a Penafiel, em 1875, conferiu um grande impulso ao certame. A partir dessa altura, passou a haver mais pessoas na localidade para usufruírem da feira ao longo de 10 dias de muita animação e comércio.

Outro dado revelado pelo historiador sobre a história da festa de S. Martinho em Penafiel é que, além da paragem recente, em 2020, devido à pandemia de covid-19, a festa já esteve suspensa outras vezes no passado, também devido a questões sanitárias.

Numa dessas vezes, acabou por se realizar em Abril, tradição que ainda hoje se mantém com o chamado S. Martinho pequenino realizado naquele mês.

O S. Martinho de Penafiel regressa este ano ao figurino tradicional, “com tudo aquilo a que tem direito”, apesar de algumas restrições no espaço dedicado à prova do vinho novo, devido ao contexto pandémico, afirmou o vereador Adolfo Amílcar.

Segundo o autarca, em vez da habitual presença das quatro adegas cooperativas da região, vai haver um vinho único, o “Vinho de S. Martinho”, selecionado entre os melhores, que será disponibilizado em onze locais da feira.

Outra novidade do S. Martinho de 2021, assinala Adolfo Amílcar, é a disponibilização de um novo acesso rodoviário que ligará a Variante do Cavalum à tenda gastronómica.

Clique para ver mais: Gastronomia

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Turismo do Porto e Norte inaugura tela de promoção ao Douro no Aeroporto Francisco Sá Carneiro

14-01-2022 (14h57)

O Turismo do Porto e Norte inaugura hoje uma tela gigante no exterior da sua loja no Aeroporto Francisco Sá Carneiro com uma "imagem poderosa do Douro Vinhateiro".

Estão abertas as inscrições para o 2ª edição do Check-In - Tourism Innovation on Campus

14-01-2022 (14h40)

A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) anunciou que as inscrições para a 2ª edição do Check-In - Tourism Innovation on Campus estão abertas para startups até 6 de fevereiro.

ADHP promove Curso de Especialização em Direcção Hoteleira

14-01-2022 (11h59)

A Associação dos Directores de Hotéis de Portugal (ADHP) vai promover a próxima edição do Curso de Especialização em Direcção Hoteleira (CEDH), entre 2 de Fevereiro e 31 de Maio de 2022, actualizando o conteúdo com cinco novos módulos.

Roadshow "Os Especialistas 2022" adiado para Abril

12-01-2022 (17h07)

O roadshow Os Especialistas 2022 foi adiado para Abril, de forma a ser possível "garantir uma maior segurança sanitária e tranquilidade aos visitantes".

Spas dos Vila Galé vão ter promoções de 24 a 30 de Janeiro

12-01-2022 (15h17)

Os Satsanga Spa & Wellness, nas unidades hoteleiras do grupo Vila Galé, estão a promover descontos e ofertas exclusivos durante a Satsanga Week, que vai decorrer de 24 a 30 de Janeiro.

Opinião e Análise