Festival Nacional de Gastronomia de Santarém regressa de 18 a 28 de Novembro

05-11-2021 (16h25)

O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém vai regressar para a sua 40ª edição, que decorre entre 18 e 28 de Novembro na Casa do Campino, depois de uma interrupção em 2020 devido à pandemia.

Na cerimónia de apresentação do evento, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, relembrou o mote do festival, "descubra Santarém enquanto prova Portugal", salientando que "vão estar aqui representadas todas as regiões do nosso país".

O autarca, que discursou depois de uma apresentação do Rancho Folclórico de Alcanhões, deixou ainda uma palavra de apreço aos restaurantes e chefs do Concelho, que têm conseguido "fazer de Santarém, cada vez mais, um destino gastronómico", acrescentando que "estão de parabéns" pela contribuição para a "estruturação de produto turístico, que é muito importante para nós".

O vice-presidente da Entidade Turismo Alentejo/Ribatejo, Pedro Dias, destacou a importância que o evento tem para esta entidade, que continua a apostar neste festival "para que possamos trazer mais turistas, em complemento com outros produtos turísticos". O executivo manifestou ainda a intenção de "criar um grupo de aconselhamento da parte do Ribatejo, para trabalhar a marca da região.

O presidente do conselho de administração da Viver Santarém, empresa organizadora do evento, e vereador da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, manifestou satisfação por ter oportunidade de estar "a celebrar a gastronomia, a celebrar os 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia com festa, com alegria, apesar da conjuntura difícil que vivemos ao longo do último ano", durante o qual ainda foi possível celebrar algumas iniciativas gastronómicas.

João Leite salientou o "programa vasto de iniciativas" que conta com actividades de cultura, música e gastronomia num ambiente seguro, exemplificando que a edição deste ano conta com uma maior área, o que pode permitir uma maior distância entre participantes.

A edição deste ano tem temática associada aos 40 anos do evento e vai contar com uma biblioteca na Casa do Campino onde vão decorrer lançamentos de livros relacionados com gastronomia e sessões de autógrafos, e onde vai estar instalada uma exposição que celebra a história do evento, e ainda uma zona lounge.

As instalações do evento também vão dispôr de "uma garrafeira representativa do território nacional onde vamos poder experimentar, usufruir, do bom vinho que temos no nosso país".

No que diz respeito a restaurantes, João Leite afirmou que há espaços para 12 restaurantes, sendo que 11 participam durante todo o evento, enquanto que "o 12º espaço é de Santarém" com a participação de um restaurante local por dia.

O autarca e organizador reforçou ainda a ideia de que "daqui para a frente vamos viver o festival de gastronomia de Santarém durante todo o ano", à semelhança das iniciativas pontuais que decorreram no passado, envolvendo também os produtores locais.

O evento vai contar com cinco momentos com chefs galardoados com estrela Michelin, como o escalabiano chef Rodrigo Castelo, que participou na apresentação do evento de forma virtual a partir de São Jorge, nos Açores, prometendo "estarei aí no primeiro dia, no arranque dos jantares".

No dia 19, será a vez de um jantar a quatro mãos com a chef Inga Martin e o chef Vasco Coelho Santos, e no dia seguinte o chef Ljubomir Stanisic. A chef Noélia Jerónimo e o chef Miguel Gameiro são responsáveis pelo jantar do dia 26, enquanto que o chef Chakall vai preparar o jantar no dia 27 de Novembro.

No que diz respeito a espectáculos culturais e de música, estes vão decorrer na tenda circular, junto à Casa do Campino. O evento vai ter espectáculos de Black Mamba, no dia 18, uma homenagem a Carlos Paião com o Conservatório de Música de Santarém, no dia 19, e João Pedro Pais e Bárbara Tinoco nos dias 20 e 21, respectivamente.

No dia 26 de Novembro vai ser a vez de Ricardo Gamba e João Correia, que também actuaram na cerimónia de apresentação, enquanto que Jéssica Pina actua dia 27, e o espectáculo-concerto, que inclui uma vertente gastronómica, Fogo Lento está marcado para o último dia do evento.

João Leite salientou ainda que em cada dia do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, um município do território local e um município da comunidade intermunicipal da Lezíria do Tejo, "vão trazer cultura, vão trazer tradições e também vão trazer gatronomia" ao espaço.

Esta iniciativa começa com o município de Santarém e com o município de Rio Maior como representante da comunidade intermunicipal, seguido de Torres Vedras e Almeirim no dia 19, e de Leiria e Coruche, e Lamego e Benavente, respectivamente nos dias 20 e 21.

A semana seguinte começa com o município de Mação e o de Alpiarça, como representante da Lezíria do Tejo, no dia 22 de Novembro, aos quais se seguem Gouveia e Azambuja a 23, Boticas e Cartaxo a 24, Alcanena e Chamusca a 25, e Beja e Salvaterra de Magos na sexta-feira, dia 26.

O fim-de-semana de 27 e 28 conta com os Açores e a Golegã no Sábado, e Albufeira e Santarém (desta vez como comunicade intermunicipal) no Domingo, dia que encerra o festival.

"A gastronomia é um importante património para o nosso território", explicou João Leite, "é para nós um motor importante para a fixação de público no nosso território, o turismo gastronómico é uma arma importante que nós temos (...) e é por isso que nos afirmamos ano após ano como capital nacional de gastronomia e não vamos desistir desse foco e desse objectivo".

"Sabemos que estamos a incrementar valor na nossa economia, estamos a trazer mais público ao nosso território e que estamos a fazer desta capital do Ribatejo um palco de festa e cultura no nosso país", concluiu, lançando o desafio, "venham connosco celebrar uma data especial, os 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia".

O evento decorre entre as 12h e as 24h, sendo que à sexta-feira, ao Sábado e ao Domingo, a tenda redonda e o pátio exterior encerram às 2h.

No decorrer do evento vai ser promovida animação para crianças no espaço júnior.

Para consultar a programação do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém clique aqui.

Clique para ver mais: Gastronomia

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Monforte recebe festival solidário a 24 de Novembro

16-11-2021 (16h29)

A 5.ª edição do Festival de Sopas Solidárias vai decorrer no Mercado Municipal de Monforte (Portalegre), a partir de dia 24 de Novembro, revertendo os eventuais lucros a favor das instituições particulares de solidariedade social participantes.

Proença-a-Nova recebe Mercado de Sabores de Natal a 18 e 19 de Dezembro

10-11-2021 (15h31)

O Mercado dos Sabores de Natal, em Proença-a-Nova, vai decorrer nos dia 18 e 19 de Dezembro e o município já abriu inscrições para a participação nesta edição do certame até 26 de Novembro.

Romaria de S. Martinho de Penafiel regressa hoje

10-11-2021 (15h10)

O historiador de Penafiel Coelho Ferreira considera que a centenária romaria de S. Martinho, naquela cidade, mantém a matriz original, como grande ponto de compra e venda de produtos agrícolas e vestuário para o inverno.

Feira do Porco Alentejano regressa em Março de 2022 no formato original

09-11-2021 (15h26)

A Feira do Porco Alentejano, em Ourique, vai voltar a realizar-se no formato original e presencial em março de 2022, após ter sido cancelada em 2020 e ter decorrido online este ano, devido à pandemia de covid-19.

Festival Míscaros regressa ao Fundão com medidas de prevenção reforçadas

09-11-2021 (15h14)

O Míscaros - Festival de Cogumelo vai regressar, nos dias 19, 20 e 21 de Novembro, à aldeia do Alcaide, no concelho do Fundão, em formato presencial e com reforço das medidas de prevenção contra a covid-19.

Opinião e Análise