Praias de São Tomé e Príncipe recebem primeira edição do Prosurf

30-08-2021 (13h11)

Prosurf pretende ser o primeiro campeonato da CPLP

A capital são-tomense acolhe durante oito dias “uma poderosa comitiva de personalidades internacionais” entre atletas e activistas que serão embaixadores do Prosurf que as organizadoras querem oficializar como o primeiro campeonato de surf da CPLP.

A primeira edição do evento desportivo decorre de 1 a 8 de Setembro e faz parte do quinto campeonato nacional de surf de São Tomé e Príncipe que vai acontecer em três praias de São Tomé, com a participação de 27 surfistas, sendo nove iniciantes do sexo feminino e 18 atletas do sexo masculino.

O evento é organizado pelo projeto Start Zero Zero, criado pela brasileira Veridiana Bressane e as portuguesas Francisca Sequeira e Maria Magalhães, com o objectivo de promover uma transformação sustentável na Comunidade de Países dos Língua Portuguesa (CPLP), usando o surf como ferramenta.

“Vai ser o primeiro campeonato nacional que vai ter uma etapa feminina, portanto vai ser histórico”, explicou Maria Magalhães, assegurando que o evento vai “dar oportunidade para que se comece a criar uma linha de surfistas femininas” em São Tomé e Príncipe, que, até Setembro, “não tinha oficialmente mulheres que praticavam esta modalidade”.

Veridiana Bressane realçou que São Tomé e Príncipe “poderia ser uma grande meca do surf”, afirmando ser “uma pena que as pessoas não conheçam tanto” o país, que considera ter “vários sítios para prática desportiva [surf] e uma constância de ondas, direitas perfeitas, diferentes alturas de ondas, quer para iniciantes e até para um profissional”.

Maria Magalhães explicou que “o projecto Prosurf pretende começar em São Tomé e Príncipe e depois replicar esta estrutura noutros países” da CPLP, assegurando que vai “criar novas oportunidades de desenvolvimento, não só dos surfistas, mas também de tudo o que a indústria do surf acaba por trazer” para os países.

“Temos já alguns contactos em Moçambique, Angola e Cabo Verde que estão muito interessados em, não só levar a prática do surf para o lado feminino”, como também “para desenvolver esses mercados do surf” nestes países, referiu Maria Magalhães, que é responsável pela comunicação do campeonato.

Veriviana Dressana adiantou que “o objectivo é sobretudo de promover a “união entre os países da CPLP” e ter “um campeonato de surf inter-comunidade” que possa estar incorporado nos jogos juvenis da CPLP onde participarão os melhores surfistas de cada campeonato nacional.

Em paralelo com o Prosurf, as mentoras da iniciativa criaram o projeto Omali Surf Week que acreditam que “vai mexer com o fluxo do turismo” através de um pacote turístico destinado aos convidados internacionais que se deslocam ao país para assistirem ao evento.

“Estamos a receber cerca de 20 convidados internacionais ligados, de uma forma ou de outra, ao surf, que vêm não só apoiar os atletas e testemunhar este campeonato, como também conhecerem o país e visitar os pontos turísticos e de referências de São Tomé”, explicam.

A técnica da Direção-geral do Turismo de São Tomé e Príncipe Gisela Bouças, que acompanha a organização do campeonato, considera que o Prosurf será “uma mais-valia”, principalmente nesta altura de pandemia de covid-19, quando o “país teve uma baixa no fluxo de entrada de turistas”.

Parte das receitas da realização do campeonato Prosurf reverterão a favor do programa de Surf Therapy, da organização Surfistas Orgulhosas na Mulher d’África (SOMA), fundada por Francisca Sequeira, que forma a primeira geração de surfistas femininas no país.

Clique para ver mais: África

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Festa das Rosas em Viana do Castelo classificada Património Cultural Imaterial

15-09-2021 (11h12)

O registo da Festa das Rosas de Vila Franca, em Viana do Castelo, romaria que se realiza há 399 anos, foi formalizado no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como consta do anúncio publicado em Diário da República.

Aldeia Ruiva recebe iniciativa “Aldeia Djembe Camp”

10-09-2021 (20h04)

O Parque de Campismo da Aldeia Ruiva, no concelho de Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, tem em curso até Sábado um evento de música e dança da cultura da África Ocidental.

GP de Portugal de motocrosse cancelado

10-09-2021 (19h43)

O Grande Prémio de Portugal do Mundial de Motocrosse, previsto para 23 e 24 de Outubro, foi cancelado devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a organização.

Festival Circular de Vila do Conde retoma modelo tradicional e apresenta estreias

09-09-2021 (16h39)

A edição deste ano do Circular - Festival de Artes Performativas de Vila do Conde retoma o modelo tradicional, depois de algumas contingências em 2020, devido à pandemia de covid-19, apresentando várias estreias absolutas.

Aplauso – Movimento de Apoio a Artistas promove espectáculos solidários em Outubro

09-09-2021 (16h21)

O Aplauso – Movimento de Apoio a Artistas promove em Outubro dois espectáculos solidários, no Casino Estoril, em Cascais, com a receita de bilheteira a servir para apoiar “as famílias do espectáculo”.

Opinião e Análise