Museus, monumentos e palácios nacionais reabrem a partir de 5 de Abril

30-03-2021 (17h04)

Foto: http://www.museuartecontemporanea.gov.pt - DGPC
Foto: http://www.museuartecontemporanea.gov.pt - DGPC

Os museus, monumentos e palácios nacionais tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) reabrem a partir do dia 5 de Abril, com horários adaptados a cada um, devido ao contexto da pandemia, revelou hoje aquele organismo.

Contactada pela agência Lusa, fonte da DGPC indicou que, à semelhança da reabertura dos museus, monumentos e palácios tutelados, verificada em 18 de Maio do ano passado, no quadro do estado de emergência vigente, também agora "será atribuído aos directores dos equipamentos culturais a possibilidade de definir os horários de abertura e de encerramento ao público".

O plano de desconfinamento progressivo, anunciado a 11 de Março pelo Governo permite, a partir de 5 de Abril, no sector da cultura, a reabertura de museus, monumentos, palácios, galerias de arte e espaços similares.

A maioria dos 25 museus, monumentos e palácios tutelados pela DGPC têm o seu dia de descanso dos funcionários às segundas-feiras, embora alguns o façam à terça ou à quarta-feira, pelo que a reabertura será feita "a partir de 5 de Abril", indica.

Ainda segundo a direção-geral, o horário de funcionamento destes equipamentos culturais será definido pelas respectivas direcções, "de acordo com as especificidades referidas de cada museu, monumento e palácio, e considerando os recursos humanos disponíveis caso a caso", em contexto de pandemia.

"Esta medida manter-se-á em vigor até ao próximo dia 3 de Maio, data prevista para a conclusão do plano de desconfinamento", acrescenta a DGPC.

Acresce que, "enquanto vigorar em território nacional a obrigação de recolhimento a partir das 13h, aos Sábados e Domingos, os museus, monumentos e palácios apenas funcionarão durante o período da manhã", com entradas gratuitas para todos os visitantes.

Quando terminar o confinamento, e estes equipamentos regressarem aos seus horários normais de funcionamento, as entradas passarão a ser pagas aos Sábados, e gratuitas aos Domingos e feriados, o dia inteiro, para residentes em território nacional.

Ver também:

Museus e monumentos de Lisboa reabrem com entradas gratuitas durante o mês de Abril

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Convento dos Capuchos recebe visitas guiadas nocturnas a 16 de Abril

12-04-2021 (17h49)

A Parques de Sintra vai organizar visitas guiadas nocturnas ao Convento dos Capuchos, no dia 16 de Abril, para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Festa da Flor em Outubro vai assinalar a retoma da “normalidade” na Madeira

12-04-2021 (15h51)

O Governo da Madeira prevê que a reabertura total das actividades ocorra em Outubro e agendou para a primeira semana desse mês a realização da Festa da Flor, um dos maiores cartazes turísticos da região.

Auditório de Espinho recebe os Mão Morta, Lena d’Água, jazz e música clássica até Junho

12-04-2021 (14h08)

Um filme-concerto por Mão Morta, um espectáculo por Lena d'Água e concertos por Mário Costa e Ricardo Toscano são algumas das propostas da programação do Auditório de Espinho até Junho, revelou hoje, 12 de Abril, a direcção dessa sala de espetáculos.

Helena Almeida, Mário Cesariny e Peter Zimmermann em exposição em Coimbra

09-04-2021 (16h00)

O Centro de Arte Contemporânea de Coimbra inaugura hoje, 9 de Abril, a segunda exposição do ciclo "De que é feita uma coleção?", onde estarão presentes obras de Helena Almeida, Mário Cesariny e Peter Zimmermann, entre outros.

Visitas ao centro histórico e ao Castelo de Palmela foram adiadas

08-04-2021 (15h21)

As visitas guiadas gratuitas ao centro histórico e ao Castelo de Palmela, previstas para 10 de Abril, foram adiadas para 8 de Maio e 12 de Junho.

Opinião e Análise