Feira do Livro do Porto começa hoje com edição de homenagem a Júlio Dinis

27-08-2021 (09h24)

Foto: Unsplash / Freddie Marriage
Foto: Unsplash / Freddie Marriage

A Feira do Livro do Porto começa esta sexta-feira a sua oitava edição organizada pela Câmara Municipal, nos Jardins do Palácio de Cristal, dedicada ao escritor Júlio Dinis com o mote de "Herborizar".

A Feira do Livro do Porto, segundo noticiou a agência Lusa, vai decorrer até 12 de Setembro, com 124 pavilhões. A inauguração hoje conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à semelhança de anos anteriores e da congénere de Lisboa.

O herbário de Júlio Dinis, propriedade da Escola Rodrigues de Freitas, será apresentado em "contexto expositivo" marcando a reabertura do Museu da Cidade - Extensão do Romantismo, antigo Museu Romântico, onde se propõe realizar um diagnóstico sobre o impacto do romantismo no Porto até à atualidade.

A figura "incontornável" do romantismo na cidade é abordada no programa desenhado pela curadora convidada Helena Carvalhão Buescu - "Júlio Dinis - Passeios em Terras Românticas" - que se desdobra em duas sessões nas tardes de 28 e 29 de Agosto.

Ao longo dos próximos dias, Mário Cláudio dará uma "lição" sobre "São Mateus e o Anjo", de Caravaggio, José Miranda Justo falará sobre o artista Joseph Beuys e "a tradição do pensar mítico alemão", enquanto Paula Guerra abordará "A perenidade da existência e a infinita melancolia em Kurt Cobain".

Ainda no programa das "lições", João Barrento vai discutir Novalis e Sousa Dias vai abordar "Os dois Empédocles: O histórico e o intempestivo".

A programação da feira inclui múltiplas conversas, "duetos" entre poetas, concertos, cinema, animação e variadas atividades para crianças.

Para aceder à Feira do Livro do Porto é necessário o uso de máscara, sendo recomendado que se mantenha a distância de segurança. A feira tem um limite máximo de mil pessoas em simultâneo no recinto.

Em 2020, a Feira do Livro do Porto, que decorreu num contexto de pandemia e com limitação de entradas, recebeu cerca de 100 mil visitantes, tendo contado com participação de 120 pavilhões e 80 entidades.

(Notícia Lusa)

 

Clique para ver mais: Actividades

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Festa das Rosas em Viana do Castelo classificada Património Cultural Imaterial

15-09-2021 (11h12)

O registo da Festa das Rosas de Vila Franca, em Viana do Castelo, romaria que se realiza há 399 anos, foi formalizado no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como consta do anúncio publicado em Diário da República.

Aldeia Ruiva recebe iniciativa “Aldeia Djembe Camp”

10-09-2021 (20h04)

O Parque de Campismo da Aldeia Ruiva, no concelho de Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, tem em curso até Sábado um evento de música e dança da cultura da África Ocidental.

GP de Portugal de motocrosse cancelado

10-09-2021 (19h43)

O Grande Prémio de Portugal do Mundial de Motocrosse, previsto para 23 e 24 de Outubro, foi cancelado devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a organização.

Festival Circular de Vila do Conde retoma modelo tradicional e apresenta estreias

09-09-2021 (16h39)

A edição deste ano do Circular - Festival de Artes Performativas de Vila do Conde retoma o modelo tradicional, depois de algumas contingências em 2020, devido à pandemia de covid-19, apresentando várias estreias absolutas.

Aplauso – Movimento de Apoio a Artistas promove espectáculos solidários em Outubro

09-09-2021 (16h21)

O Aplauso – Movimento de Apoio a Artistas promove em Outubro dois espectáculos solidários, no Casino Estoril, em Cascais, com a receita de bilheteira a servir para apoiar “as famílias do espectáculo”.

Opinião e Análise